A Reitoria da Universidade do Porto vai acolher, entre os dias 13 e 15 de outubro, a primeira cimeira anual da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), ocasião que servirá para potenciar a partilha de conhecimento e a aproximação entre as comunidades das cinco universidades – U.Porto, Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria) – que integram a inovadora “Aliança Europeia Inter-Universitária” formada em 2019.

Numa altura em que o mundo enfrenta um dos maiores desafios de sempre no domínio da Saúde Global, este encontro presencial inédito no quadro da EUGLOH (inicialmente agendado para 2020, mas adiado devido à pandemia de COVID-19) pretende trazer ao debate os desafios multidisciplinares que emergem nesta área. A liderar a discussão estará um painel de peritos internacionais das cinco universidades “aliadas”, de todas as áreas do conhecimento, bem como oradores convidados de organizações externas.

Depois de um primeiro dia reservado a reuniões internas da EUGLOH, o programa da cimeira abre-se depois ao resto da comunidade através de várias sessões onde a análise do presente e do futuro da “Aliança” servirão então de pretexto para refletir os desafios interdisciplinares relacionados com a Saúde Global e o Ensino Superior na Europa.

Uma nota especial para as três mesas-redondas públicas que vão preencher boa parte dos dois últimos dias do encontro. A primeira decorre no dia 14 de outubro, pelas 10h15, e consiste numa mesa redonda onde investigadores e responsáveis das diferentes universidades da EUGLOG não debater os desafios multidisciplinares que se colocam no domínio da Saúde Global. A moderação ficará a cargo de Fernando Jorge Monteiro, professor da U.Porto.

Logo a seguir, pelas 11h45, é da EUGLOH, mas também do EUGLOHRIA (o projeto que assinala o alargamento da “Aliança” aos domínios da investigação e da inovação em saúde) que se vai  falar numa mesa redonda em que se debaterão soluções para reforçar os laços entre educação, investigação, inovação e a sociedade civil. António Portela (CEO da BIAL) e Ana Teresa Lehman (professora da Faculdade de Economia da U.Porto e ex-Secretária de Estado da Indústria)  são dois dos nomes confirmados nesta sessão, que terá como moderador Artur Santos Silva, curador da Fundação La Caixa.

A última sessão pública do evento está marcada para as 11h00 do dia 15 de outubro e terá como protagonista o maestro Rui Massena. “Thinking Global Health” é o mote para uma sessão moderada pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e que contará com a participação, entre outros, do ex-ministro da Saúde Paulo Macedo, atual representante da U.Porto no Conselho Consultivo (Advisory Committee) da EUGLOH.

O EUGLOH Annual Summit 2021 vai encerrar às 12h30 do dia 15, com a presença dos líderes das diferentes universidades da “Aliança”. A estes juntar-se-á ainda a Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira.

O encontro vai decorrer em formato híbrido. As sessões públicas e paralelas serão transmitidas em direto através do website do evento.

Sobre a EUGLOH

A European University Alliance for Global Health (EUGLOH) começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

O projeto foi lançado oficialmente em setembro de 2019, em Paris, e tem como principais objetivos a cooperação entre as cinco universidades envolvidas nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global, numa perspetiva multidisciplinar, apostando para isso em áreas como mobilidade de estudantes e staff universitário ou a cooperação científica.

Mais informações aqui.