A resposta das universidades aos desafios causados pela pandemia de Covid-19 foi um dos temas em destaque no EUGLOH Alliance Day 2021, que decorreu no passado dia 12 de maio. O encontro decorreu em formato online e reuniu as comunidades académicas das cinco universidades que compõe a European University Alliance for Global Health (EUGLOH): a Universidade do Porto, Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), LMU Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria).

“How did EUGLOH built itself with today’s constraints?” foi o mote da mesa-redonda onde as vice-reitoras das universidades “aliadas” debateram o impacto e resposta à pandemia por parte das instituições. “Permitiu antecipar algumas mudanças”, destacou Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro da Formação, Organização Académica e Cooperação.

Notando que “a EUGLOH prova que a mobilidade virtual funciona”, a Vice-Reitora da U.Porto salientou a importância de um projeto que “consegue multiplicar as experiências de estudantes e do staff”. Deu também relevo à interdisciplinaridade, assegurando que “a capacidade de conectar conhecimentos é importante para a inovação”.

No que diz respeito ao papel da “Aliança”, Maria de Lurdes Correia Fernandes defendeu que o projeto pode ter um papel decisivo na cooperação e tolerância entre diferentes países. Já no que se relaciona com as instituições de ensino, a Vice-Reitora acredita que “a universidade deve ser um agente transformador” na formação dos estudantes como cidadãos, “promovendo capacidades transversais como a resolução de problemas complexos e a resiliência”.

“O digital já está a caminho”

O debate contou também com a participação de Sandrine Lacombe, Vice-Reitora da Université Paris-Saclay, instituição responsável pela coordenação da EUGLOH. “Foi muito melhor enfrentar este desafio juntas do que sozinhos”, considerou a responsável francesa sobre a cooperação entre as universidades em tempo de pandemia.

Para Sandrine Lacombe, a EUGLOH “é uma excelente experiência”, sendo que “a mobilidade definitivamente aumenta a inclusão e abre oportunidades para todos”. O objetivo da aliança é, segundo a própria, “alcançar 50% dos estudantes de cada universidade”, para que se conheçam entre si.

A Vice-Reitora da Université Paris-Saclay notou ainda que “o digital já está a caminho” e que as universidades têm de estar por dentro desta transição. “O grande desafio para a nossa Aliança é fazer parte e contribuir para esta aceleração juntas”, projetou.

Para além desta mesa-redonda, o segundo EUGLOH Alliance Day incluiu ainda vários momentos pensados com o objetivo de “promover o sentimento de pertença à EUGLOH”. Entre eles incluíram-se apresentações dos “campi” das cinco universidades, uma aula de culinária e um quizz intercultural com a participação de membros das cinco universidades parceiras.

EUGLOH: uma aliança entre universidades europeias

A EUGLOH começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

O projeto foi lançado oficialmente em setembro de 2019, em Paris, e tem como principais objetivos a cooperação entre as cinco universidades envolvidas nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global, numa perspetiva multidisciplinar, apostando para isso na mobilidade de estudantes e staff universitário.

Na próxima década, a EUGLOH pretende afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da consolidação do conhecimento teórico e das competências profissionais necessárias no futuro.