Eugénio da Costa Oliveira conta com mais de 45 anos de carreira. (Foto: DR)

Eugénio da Costa Oliveira, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai proferir a sua última aula no próximo dia 26 de setembro, às 17h00, no Auditório da FEUP. A cerimónia assinala o momento de Jubilação do docente, que dedicou mais de 45 anos não só ao ensino como também à investigação

“Nada mais natural do que a Inteligência Artificial” é o título da última lição de Eugénio da Costa Oliveira que, tal como o nome indica, se vai centrar num tema que lhe é muito querido e ao qual se dedicou muito ao longo da sua carreira – a Inteligência Artificial. Haverá oportunidade para desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o tema, assim como para deixar algumas reflexões sobre o futuro. Espaço ainda para um momento um pouco mais pessoal, numa espécie de balanço sobre o seu percurso.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1972), Engenheiro de I&D na Brown Boveri,C. na Suíça, docente da FEUP desde 1975 e Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1984), “Guest Academic” no “IBM Arthur Watson IEC-  European Systems Research Institute”, Eugénio Oliveira assumiu ao longo dos anos diversas funções paralelas às de docência. Foi um dos elementos fundadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores – LIACC , do qual também foi Diretor.

Foi o Diretor para a instalação do Departamento de Engenharia Informática da FEUP (DEI) em 2007, coordenou a Secção de Informática do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da FEUP  de 2003 a 2007, foi o criador e Diretor do Mestrado em Engenharia Informática (MEI) (até 2008) e Diretor do Programa de Doutoramento em Engenharia Informática da FEUP (ProDEI) (até 2018).

Eugénio da Costa Oliveira é membro fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) tendo sido General Co-Chair da 18th EPIA Conference on Artificial Intelligence realizada no Porto em 2017.

Com mais de 300 papers e artigos publicados e com um índice de citações muito elevado, destaque também para vários galardões obtidos ao longo do seu percurso, como o ‘Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia’ (exaequo – 1983) e a vários reconhecimentos a teses e projetos de estudantes que contaram com a supervisão de Eugénio da Costa Oliveira.  Ao longo da sua carreira, orientou mais de 60 teses de Mestrado, 20 teses de Doutoramento e ainda vários projetos de estudantes internacionais.

A cerimónia de Jubilação de Eugénio Costa Oliveira assinala o culminar de uma carreira de intensa dedicação ao ensino e à investigação, que contará com um Porto de Honra e ainda com um jantar de confraternização, a decorrer no Clube Universitário do Porto.

As inscrições no jantar devem ser efetuadas aqui, até ao próximo dia 17 de setembro.