Como se promove a ética e integridade académica? Como contrariar a fraude? Estas e outras questões são o ponto de partida para o primeiro webinar sobre Integridade Académica organizado pela Universidade do Porto. A sessão realiza-se no próximo dia 9 de dezembro, quarta-feira, às 17h00 e será transmitida online, para todos os interessados.

Luís Amaral, Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto,  Laura Ribeiro, Membro da Rede Europeia para a Integridade Académica, Sofia Castro Gothen, Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), Jorge Ascenção Oliveira, Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia (FFUP) e Marcos Alves Teixeira, Presidente da Federação Académica do Porto são os oradores convidados.

Em análise estarão os princípios fundamentais da ética e integridade académica – presentes no Código de Ética da U.Porto – bem como os seus parâmetros europeus. Vai também discutir-se de que forma é possível premiar o mérito e a integridade, considerando os estudantes que recusam a fraude. As duas últimas intervenções focam-se sobretudo nos desafios da promoção da integridade académica, bem como no que pode ou não estar na base desse comportamento.

O webinar abrirá com uma breve intervenção do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira. A intervenção de encerramento ficará a cargo de Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para a Formação e Organização Académica e Coordenadora do Conselho Coordenador do Modelo Educativo da U.Porto.

O evento é aberto a toda a comunidade académica. Está também previsto um espaço de perguntas e respostas, através da funcionalidade de chat do canal de Youtube.

Sobre a Comissão de Ética da U.Porto

Comissão de Ética é um órgão colegial, multidisciplinar e independente, criado pelo Senado da Universidade do Porto, dedicado à observância e promoção de padrões éticos em todas as atividades académicas (docência, investigação e atividades de extensão, incluindo prestação de serviços à comunidade e divulgação da ciência) das diversas unidades da U.Porto e na conduta dos seus membros (docentes, funcionários ou alunos).

Atualmente presidida por Luís Amaral, professor auxiliar da Faculdade de Letras, a Comissão de Ética é constituída por 20 membros da comunidade académica, que se distribuem por quatro subcomissões especializadas: Artes, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas.