O consumo de ovo, leguminosas e o peixe gordo está abaixo do desejado nas ementas de almoço das creches de crianças até aos 3 anos. Esta é uma das principais conclusões do projeto Creche com Sabor e Saúde (C2S), cuja principal missão foi analisar a oferta de alimentos em contexto de creche.

Entre as conclusões deste estudo, que contou com a coordenação científica da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), destaca-se que a utilização do ovo nas ementas das creches ficou abaixo do desejado – estando apenas presente cerca de duas vezes por mês.

“O ovo é um alimento muito rico do ponto de vista nutricional, e pode substituir a carne ou o pescado como principal fonte de proteína numa refeição. No entanto este é frequentemente desvalorizado e visto até com algum estigma por julgarem que se trata de estratégia para reduzir os custos”, explica a nutricionista Cláudia Afonso, docente da FCNAUP e coordenadora do estudo.

O baixo consumo de peixe-gordos e de leguminosas foram também um dos pontos de destaque do projeto. Em média as creches recorreram a estes alimentos menos de uma vez por mês e uma vez por semana, respetivamente. Ainda ao almoço destaca-se, também, ao contrário do desejado, que a carne e o peixe são ingredientes presentes na sopa, o que não é necessário quando as crianças fazem uma refeição completa. Além disso, foi também reportada a utilização de sal na sopa, o que não deve acontecer até uma idade mais avançada.

No que diz respeito aos lanches oferecidos, apurou-se que as instituições ofereciam alimentos ricos em açúcares e gorduras – tais como iogurtes açucarados, cereais de pequeno-almoço açucarados, pães de leite e bolachas.

O projeto incluiu ainda uma vertente de avaliação das condições de higiene das instituições, no qual foram reportadas apenas pequenas inconformidades que poderiam ser colmatadas através da promoção de literacia. O mesmo se aplica aos pais, encarregados de educação e e outros cuidadores.

O Projeto Creche com Sabor e Saúde (C2S) foi cofinanciado pela Direção Geral de Saúde e pela Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros, tendo a coordenação científica ficado a cargo da FCNAUP.

A iniciativa surge da necessidade da criação de um diagnóstico sobre a caracterização da oferta alimentar em contexto de Creche em Portugal e consequente definição de linhas orientadoras para a melhoria da oferta alimentar nesta resposta social.