Estudo analisou os efeitos de uma modificação técnica na abdominoplastia (Foto: GoogleImages)

Um estudo desenvolvido no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de São João foi premiado como melhor trabalho clínico no âmbito do 21.º Congresso Mundial da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Os autores do estudo Scarpa fascia preservation during abdominoplasty: randomised clinical study of results and complications, entre os quais se encontram António Costa-Ferreira e José Amarante, docentes do Departamento de Cirurgia da FMUP, focaram-se numa nova modificação técnica da operação abdominoplastia.

A referida operação elimina o excesso cutâneo e adiposo do abdómen e permite tratar a deiscência dos músculos abdominais. Segundo António Costa-Ferreira, é normalmente procurada por doentes que “experimentaram perdas ponderais maciças, como os submetidos a cirurgia bariatrica (bypass gástrico ou banda gástrica)”.

Os resultados do estudo, que envolveu 160 doentes, vieram validar essa modificação técnica da operação, que é inclusivamente “um dos procedimentos mais frequentemente efetuados no Centro Hospitalar São João pelo Serviço de Cirurgia Plástica”. Isto porque apresenta vantagens “muito significativas na recuperação, na redução de complicações e redução de custos hospitalares”, esclarece António Costa-Ferreira. Por exemplo, a inclusão da modificação técnica permite reduzir o internamento numa média de 3 dias, reduzir o uso de drenos aspirativos em 3 dias e reduzir a incidência de complicações como seroma em 87%, hematoma em 80% e infeção em 83%.

O prémio arrecadado tem por nome “LSNA-BCRF-ISAPS Award”, é atribuído pelas fundações LSNA (Lipoplasty Society of North America), BCRF (Body Contouring Research Foundation) e ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e  consiste num prémio monetário no valor de 5 mil dólares americanos (cerca de 3.800 euros).