Os estudantes universitários vão ter acesso privilegiado ao Future of Computing, evento organizado pelo  UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que vai discutir as tecnologias que poderão ser a base da computação nos próximos 50 anos.  Mediante apresentação de certificado de frequência universitária, os alunos pagarão apenas 190 euros para aceder ao maior evento sobre o futuro da computação alguma vez realizado em Portugal. 

De 25 a 29 de junho, a Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) vai receber especialistas de todo o mundo para debaterem as tendências, tecnologias e desafios da computação. Computação quântica, neuromórfica, fotónica, química e biológica vão ser alguns dos temas em debate.

O Future of Computing vai reunir oradores internacionais da indústria e da academia, com destaque para as presenças da Microsfoft e Swiss National Supercomputing Center, assim como de universidades de Zurique (Suíça), Jena e Heidelberg (Alemanha), Porto e Lisboa (Portugal), Delft (Holanda), entre outras.

A iniciativa pretende incentivar a indústria e as startups a criarem novos mercados para futuras plataformas de computação; inspirar os investigadores a encontrarem novas linhas de investigação nesta área e debater temas que possam inspirar as Universidades a criar novos cursos de preparação para os futuros criadores de hardware e software.

As inscrições para o evento  decorrem até 29 de abril em: futurecomp.uptec.up.pt/apply-now/. Após esta fase, a organização vai selecionar 200 participantes para frequentarem esta semana de conhecimento intensivo.