A apresentação dos projetos decorre a 2 de junho, na FEUP (foto: reunião equipa LGP 2016)

São aplicações e produtos reais para o mercado. Assim se podem definir os 20 projetos desenvolvidos durante um semestre, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP). Estas soluções vão ser apresentadas publicamente no próximo dia 2 de junho, a partir das 14h00, no auditório da FEUP.

Estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, Mestrado em Engenharia de Software, Mestrado em Multimédia, Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão e Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, em colaboração com estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), aceitaram o desafio de criar aplicações informáticas para algumas das empresas mais conhecidas do mundo dos negócios em Portugal. Estes estudantes organizaram-se assim em equipas de projetos e, em colaboração com empresas e organizações externas à esfera universitária, criaram soluções tecnológicas inovadoras com elevada capacidade de implantação nas organizações externas.

E de que tipo de soluções estamos a falar? Uma aplicação que auxilia pessoas com restrições alimentares a realizarem as suas compras de acordo com as essa limitações é um dos exemplos. Mas há mais. Uma plataforma de gestão de visitas à Torre dos Clérigos, uma ferramenta de gestão para o Centro de Gestão Integrada da cidade do Porto (CGI) ou ainda uma aplicação móvel que pretende ajudar os turistas na cidade do Porto a conhecer o enquadramento legal dos seus direitos enquanto consumidores.

Estes são alguns dos projetos criados durante a unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) e que envolveu 111 estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), 49 estudantes do Mestrado em Multimédia (MM), 27 estudantes do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG), 17 estudantes do Mestrado em Engenharia de Software (MESW), 1 estudante do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), todos da Faculdade de Engenharia, e dez estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação (LDC) da FBAUP, tendo estes últimos ficado responsáveis por desenvolver toda a parte ligada ao design e grafismo de cada um dos produtos.

Durante um semestre, os estudantes tiveram a oportunidade única de viver o ambiente empresarial de uma empresa de base tecnológica. Motivados para criarem algo novo, os estudantes  demonstram que o espírito colaborativo, empreendedor, criativo e de compromisso são os principais fatores para o sucesso de uma empresa. Por sua vez, a parceria com os estudantes da Faculdade de Belas Artes permitiu aliar a capacidade de desenvolver soluções tecnológicas com a aptidão de criar interfaces apelativos, intuitivos e adaptados às soluções desenvolvidas.

Altran Portugal, Irmandade dos Clérigos, SONAE, UPTEC, BIT, SurgeonMate, Invisible Cloud, Escola Global, Critical Manufacturing, Porto Digital, DELOITTE, TLANTIC, U.PORTO, DECO, Sage, Bitmaker software e Lions Academy são os parceiros da FEUP na edição deste ano.

Raul Vidal, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e coordenador de LGP, destaca o carácter inovador e a importância desta unidade curricular na formação académica destes estudantes. “O LGP funciona como um ´living lab´, onde os estudantes interagem com empresas clientes, aplicam e desenvolvem as suas competências num ambiente real, desenvolvendo competências fulcrais de trabalho em equipa, empreendedorismo, comunicação e relacionamento com clientes”, refere o docente.

Todas as empresas envolvidas na edição deste ano, bem como outras personalidades de relevo no panorama da egenharia da região do Norte, vão marcar presença na apresentação oficial dos projetos no dia 2 de junho.

Mais informações  aqui.