Poderá ser a Biologia uma boa área para investir em projetos empresariais inovadores? O Núcleo de Estudantes em Biologia da Universidade do Porto (NEBUP) acredita que sim e, a pensar nisso, promove de 24 a 26 de abril , no Polo Tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC Tech), a primeira edição do BioPitch – Jornadas de Empreendedorismo em Biologia, um concurso de ideias especialmente dirigido a futuros empreendedores no campo das Ciências da Vida.

“Pensas que a Biologia só te permitirá realizar investigação? Então aproveita esta oportunidade para descobrir que essa ideia está completamente errada!” é o mote para um evento que, ao longo de três dias, vai desafiar os participantes a apresentarem e a a desenvolverem as suas ideias de negócios. Tudo isto em contacto direto com representantes de várias empresas de sucesso (FloraData e GenePreDit, Marinnova, entre outras), com os quais vão aprender as ferramentas base para “passar da Ciência ao Negócio”.

A abertura do evento está marcada para as 10h00 do dia 24 e contará com a participação de algumas entidades da área da Biologia e Empreendedorismo, como a Ordem dos Biólogos ou o UPTEC. O dia inaugural ficará ainda marcado pela realização de três sessões de debate aberto, moderadas pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., onde várias empresas da área da Biologia terão a oportunidade de apresentar o seu percurso, o trabalho que realizam e, desta forma, “inspirar” os participantes a criarem as suas próprias ideias. O dia fecha com um Churrasco de Networking, vocacionado para o convívio informal entre os particpantes e os representantes das empresas.

Os restantes dias do Biopitch serão totalmente dedicados ao desenvolvimento dos diferentes passos (aceleração de ideias, mentoring, maturação, etc) que vão  culminar na apresentação final das ideias perante o júri do concurso. Este trabalho será complementado com formações, debates e convívios em torno da aplicação das Ciências Biológicas ao contexto industrial e empresarial, a que se junta uma tertúlia – BioTalk, agendada para as 21h30 do dia 23, no Bar Já Lá Foste, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto os autores do “Livro BIOgrafias: Vidas de quem estuda a vida”.

A inscrição para o evento pode ser feita individualmente ou em equipa em http://neb.up.pt/biopitch. O prazo termina a 22 de abril.

Sobre o NEBUP

Fundado em 2002 e reativado em 2013, o NEBUP é uma associação juvenil sem fins lucrativos que representa todos os estudantes das Ciências da Vida da U.Porto. Entre os seus objetivos inclui-se promoção do carácter empreendedor dos estudantes,  proporcionando-lhes um contacto mais próximo –  através de workshops, saídas de campo, seminários, tertúlias e jornadas, entre outras atividades – com profissionais das diversas áreas de Biologia, mas também da gestão e economia e outras entidades do meio empresarial.