Participantes vão poder conhecer um pouco mais sobre os costumes e tradições iranianas.

A Associação Estudantes Iranianos no Porto (ISPorto) vai celebrar no próximo sábado, dia 15 de dezembro, a véspera da “Yalda” – a noite mais longa do ano. Marcada para as 21h, nas instalações da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP), esta é uma festa única que vai permitir mostrar um pouco mais sobre os costumes e tradições iranianas, através de uma exposição de fotos e vídeos.

De acordo com a ISPorto, esta comemoração é uma tradição iraniana que pretende comemorar o renascimento do sol, naquela que é considerada a noite mais longa do ano no hemisfério norte.Os interessados em participar devem inscrever-se previamente, até 14 de dezembro, através do endereço http://goo.gl/8z8mR.

O ISPorto nasceu oficialmente a 28 de Agosto de 2010, embora já existisse há alguns anos um grupo que reunia os estudantes iranianos que se deslocavam para Portugal.

Atualmente, o Irão é um dos países que mais estudantes “exporta” para  U.Porto (60 em 2011/2012). Destes, 20 frequentam a FEUP,  na sua maioria investigadores ou estudantes de douramento.

Mais informações no site do grupo ISPorto – http://paginas.fe.up.pt/~isporto/