A tradição portuguesa do São Martinho chega aos estudantes que estão na U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

É já no próximo dia 16 de novembro que a Universidade do Porto vai partilhar com parte dos seus estudantes internacionais aquela que é uma das principais tradições do dia de São Martinho. Com início marcado para as 16h00, na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria, o Magusto Internacional vai dar a “provar” o magusto português aos estudantes que estão a estudar na U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional, não faltando para isso a imprescindível castanha assada e a música tradicional portuguesa.

Com esta iniciativa, que vai já na quinta edição, pretende-se promover dar a conhecer as tradições portuguesas de São Martinho aos perto de 1500 estudantes estrangeiros que estão a estudar na U.Porto ao abrigo de programas como o conhecido Programa Erasmus+. A estes vão juntar-se os estudantes portugueses da Universidade que vão partir para o estrangeiro no segundo semestre do ano e que, ao longo da tarde, estarão na Reitoria para participar numa sessão de preparação das suas mobilidades.

Para além das inevitáveis castanhas, o evento ficará ainda marcado por vários momentos de animação musical, garantidos pelas vozes e instrumentos do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

Só no primeiro semestre deste ano letivo, 1.452 estudantes provenientes de 67 países escolheram a Universidade do Porto para realizar um período de mobilidade internacional. Brasil (525 estudantes), a Espanha (181), a Itália (158), a Alemanha (69) e a Polónia (64) são as nações mais representadas num leque que inclui ainda origens tão longínquas como África do Sul, Argentina, Cazaquistão, China, Chile, Egito e Japão.

Para além das castanhas, também a música tradicional servirá para promover o convívio entre os estudantes. (Foto: Egidio Santos/U.Porto

Para completar o retrato da comunidade internacional da U.Porto há ainda que somar os cerca de 2.000 estudantes de grau que se encontram a realizar um curso completo Universidade. Até ao final deste ano letivo, a U.Porto espera acolher mais de 4000 estudantes e investigadores internacionais, representando já perto de 14% do número total de estudantes da instituição.