Uma equipa composta por estudantes do The International MBA da Porto Business School conquistou o primeiro lugar na Global Case Competition, uma competição internacional de casos organizada pela BI Norwegian Business School que, ao longo das últimas semanas, reuniu centenas de estudantes de todo o mundo na procura de soluções sustentáveis e de aplicabilidade direta para combater o desperdício alimentar e a fome nos países mais pobres.

Composta por Ana Patrícia Barros, André Lhamas, Frederico Antas e Tobias Azevedo, a Inbbictus Team viu distinguida a solução “De-bugging Food Systems”, cujo objetivo é contribuir para uma cadeia alimentar mais saudável e mais sustentável.

Focada na região da África Subsariana, a solução apresentada passa por criar uma cadeia de produção, processamento e fornecimento de peixe, com vantagens consideráveis tanto no valor nutricional como no seu impacto ambiental. O objetivo será atingir uma produção de 13,3 milhões de toneladas de peixe até 2030 e a criação de mais de 600 mil postos de trabalho.

Para além de um prémio monetário de dez mil euros, os quatro estudantes da escola de negócios da Universidade do Porto vão ter agora a oportunidade de desenvolver a sua ideia juntamente com um conjunto de especialistas das Nações Unidas. Posteriormente, esta será apresentada na UN Food Systems Summit 2021, a cimeira  das Nações Unidas que vai debater – de 19 a 21 de julho, em Roma (Itália) – soluções inovadoras para promover sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis ​​e equitativos.

A solução proposta pelos quatro estudantes do  The International MBA (anteriormente designado The Magellan MBA) pode levar à criação de criação de mais de 600 mil postos de trabalho na África Subsariana. (Foto: DR)

Para além da equipa vencedora, a Porto Business School esteve representada na Global Case Competition por uma segunda equipa – composta por Benedita DuarteJoana Azevedo, Bruno Primo Pedro Rosa, – que registou igualmente uma excelente performance ao alcançar um meritório 3.º lugar na sua divisão.

Renata Blanc, diretora do The International MBA, conjuntamente com outros docentes do MBA escola de negócios da U.Porto, treinaram e acompanharam os estudantes nesta que é uma das mais importantes competições internacionais de casos de negócio.

Ao todo, a Global Case Competition contou com a participação de 85 equipas, provenientes de 62 business schools de todo o mundo. Para além da Porto Business School, estiveram representadas escolas de topo como Harvard, IE, New York University, UC Berkeley e Wharton.