O combate à propagação da COVID-19 tem levado ao fecho temporário e à suspensão de inúmeros serviços e atividades na sociedade, um cenário também verificado na Universidade do Porto. Mas as recomendações de isolamento social não implicam que tudo deva parar… E foi a pensar nisso que a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (AEFMUP) criou o Corona And…”, uma plataforma que reúne um conjunto de informações e dicas para os estudantes fazerem neste período especial. E tudo sem terem de sair de casa.

Ajudar a comunidade académica a combater o isolamento social e a adaptar as suas rotinas diárias à nova realidade é então o objetivo de uma aplicação onde é possível encontrar desde artigos informativos a dicas de estudo e de exercício físico, mas também sugestões para os momentos de descontração. Tudo isto numa plataforma que pretende ser uma espécie de “guia” para os dias que se avizinham.

Para Nuno Ferreira, presidente da AEFMUP, uma iniciativa como esta é extremamente importante para os estudantes. “Numa altura difícil para todos como a que estamos a viver, consideramos que, até por uma questão de saúde mental, é crucial que os estudantes sintam que é possível manter a rotina, mesmo dentro de casa.”

Opções para todos os gostos

O certo é que não faltam “things to do” nos oito tópicos que compõem a plataforma. A começar por artigos, cursos online e vídeos, entre outras propostas para aprender, debater e explorar diferentes áreas do conhecimento médico.

Mas há mais para ver, até porque a vida não pode ser só feita de estudo. Para a atividade física, serão disponibilizados vídeos para exercitar o corpo e promover a saúde e o bem-estar. Nesta secção, os desportistas futuros médicos da FMUP vão também partilhar o seu testemunho de como é possível conjugar a vida académica com o desporto de alta competição.

No “Corona And…”, os tempos para lazer também não foram esquecidos. Seja com a “quarentena musical” – uma seleção de playlists desde músicas da Disney até sons mais ritmados -, torneios de Fifa online ou até tentando superar o recorde do Gustavo Mendes no jogo do Pacman, o objetivo é sempre o mesmo: ficar em casa e adaptar a rotina.