Estudar poesia com um médico escritor e aprender a música na companhia de uma violonista profissional. A partir do próximo ano letivo, tudo isso será possível nas novas unidades curriculares de Introdução à Poesia e Medicina, Música e a Mente – Reflexões para uma abordagem interdisciplinar, que passarão a integrar o plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

Com a introdução destas unidades curriculares de índole artística na educação médica, pretende-se dotar os futuros médicos formados no ICBAS de ferramentas que lhe permitam uma maior aproximação à educação criativa e humanista.

“O papel do médico na sociedade atual deve incorporar na sua formação profissional, para além das competências técnico-científicas, uma visão holística que inclua ferramentas educacionais e que valorizem igualmente componentes sociais e humanísticas”, justifica Alberto Caldas Afonso, Diretor do Mestrado Integrado em Medicina.

A nova unidade curricular de Poesia focar-se-á na leitura de autores e textos contemporâneos, não apenas do cânone nacional e internacional, mas também em poemas de temática médica.

Com um plano de 14 aulas de 2 horas (28 horas), a disciplina será lecionada por João Luís Barreto Guimarães, poeta com dez livros publicados, e também médico no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Licenciado em medicina pelo ICBAS, João Luís Barreto Guimarães foi recentemente distinguido nos EUA com o Willow RunPoetry Book Award 2020, com o livro Mediterrâneo, publicado em Portugal em 2016. A mesma obra já tinha conquistado o Prémio António Ramos Rosa em 2017.

UC Poesia

Médico no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/EspinhoJoão Luís Barreto Guimarães foi recentemente distinguido com o Willow RunPoetry Book Award 2020. (Foto: DR)

Ao som da música

Já na UC de Música, pretende-se promover a aprendizagem da música como arte intemporal e universal, implementando o elemento comunicativo, espiritual, físico e sensorial nos estudantes. A nova disciplina, que prevê também 28 horas de contacto em aulas, será lecionada por Ariana Dantas, violonista residente na Casa da Música e professora, desde 2012, no Conservatório de Música do Porto.

Mestre em Música e Relações Internacionais, Ariana Dantas recebeu o prémio/diploma de mérito pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Em paralelo com a docência no Conservatório, tem-se destacado na dinamização de atividades artísticas e pedagógicas na Juventude Musical Portuguesa do Porto e no Círculo de Cultura Musical do Porto.

Como maestrina, dirigiu a Orquestra Internacional AIDIMOS, a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Júnior EPMVC e a Orquestra de Cordas EPMVC, entre outras, recebendo críticas elogiosas pelo seu trabalho artístico, pedagógico e interpretativo.

Ariana Dantas é violonista residente na Casa da Música. (Foto: Casa da Música)

Ambas as UC’s serão opcionais e incluídas no currículo do 1.º e 2.º semestres (respetivamente) do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS.