Vinte estudantes dos anos clínicos do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto começaram, esta terça-feira, a colaborar, como voluntários, no novo centro de acolhimento para doentes covid-19, instalado num hotel da Maia.

A ajuda chega em resultado de um protocolo assinado entre o ICBAS e a Câmara Municipal da Maia, que incentivou mais de 40 estudantes de medicina a voluntariarem-se em Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), criadas para travar a propagação do novo coronavírus naquele concelho.

Para já, foram chamados vinte alunos a prestar cuidados de saúde no Hotel Premium, com capacidade de 85 quartos. Esta unidade está a receber população em geral ou idosos encaminhados por lares da cidade, e pretende aliviar a pressão existente no Hospital de São João.

Os estudantes irão então juntar-se a um corpo de profissionais – médicos e enfermeiros – do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III (ACES Maia – Valongo), aos quais cabe garantir o funcionamento destas ZCAP.

Os voluntários terão acesso a uma Bolsa de Reforço Solidário, sendo também assegurada alimentação e despesas de transporte, seguro e equipamento de proteção individual.