O programa “Dentista dos Pequeninos” teve como objetivo desdramatizar as idas das crianças ao dentista. (Foto: AEFMDUP)

Cerca de 90 crianças dos 3 aos 6 anos, de escolas básicas da freguesia de Paranhos, passaram, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, pelo “consultório” da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) no âmbito do programa “Dentista dos Pequeninos”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Estudantes da FMDUP (AEFMDUP), com o objetivo de ajudar as crianças a perder o receio típico das visitas ao médico dentista e de aprender bons hábitos de higiene oral.

Ao longo dos dois dias, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o consultório dentário e os seus equipamentos. Os estudantes explicaram como se retira uma cárie de um dente e, de modo lúdico, os “dentistas de palmo e meio” aprenderam a tratar dentes cariados usando plasticina preta e branca em dentes falsos.

As crianças aprenderam a tratar dentes com cáries, com plasticina e dentes falsos (Foto: AEFMDUP)

Para além disso, a organização do evento promoveu momentos de pedagogia sobre higiene oral. Nesse sentido, os estudantes de Medicina Dentária mostraram aos mais novos as melhores técnicas de escovagem dos dentes ou como prevenir o aparecimento de doenças orais, mas também qual a alimentação que provoca a cárie dentária e qual a alimentação ideal para manter uma boa saúde oral.

Esta foi a primeira vez que a AEFMDUP levou a cabo esta iniciativa. Para Guilherme Esteves, responsável da associação, “o balanço foi positivo, tanto por parte das crianças como por parte dos voluntários que participaram”. Tanto que, “no final do dia, a maior parte das crianças queriam ser dentistas, quando crescerem”.