Durante os dois dias, os participantes vão ter a possibilidade de participar em diferentes workshops. (Foto: MED.WIN)

“Uma janela para as carreiras médicas”. É o mote para o MED.WIN 5.0, um congresso que pretende clarificar e ajudar à escolha da especialidade de futuros médicos, e que acontece este fim -de-semana – dias 6 e 7 de abril – no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Os mais de 300 estudantes de medicina esperados vão debater, em Sessão Plenária, o contexto atual do ingresso na especialidade e da recente implementação da nova Prova Nacional de Acesso e do futuro do Serviço Nacional de Saúde. Entre outros profissionais de renome na área, o MED.WIN vai contar com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães e da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

Dada a necessidade de uma escolha mais metódica da especialidade médica, os futuros profissionais de saúde têm aqui uma oportunidade para obter informação sólida e credível que apoie as suas decisões futuras. Nestes dois dias, vão poder participar em diferentes workshops, onde, por exemplo, poderão contactar com diferentes especialistas, aperfeiçoar técnicas médicas e cirúrgicas, discutir casos clínicos e de investigação e perceber as potencialidades da tecnologia.

A quinta edição do MED.WIN, um evento organizado pela Associação de Estudantes da FMUP, servirá também como pano de fundo para outras discussões, como a possibilidade de exercer a especialidade no estrangeiro e das carreiras médicas alternativas, como a medicina militar, farmacêutica ou aeroespacial.

Mais informações sobre o congresso em medwin.aefmup.pt.