Uma equipa composta por estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) venceu a edição nacional do Global Management Challenge (WorldGMC) 2022, considerada a maior competição mundial de estratégia e gestão.

Como estratégia para vencer o desafio, os futuros engenheiros optaram por “um plano de produção forte e apostamos em agentes e distribuidores”, revela Cai Yiwei, estudante da FEUP e líder da equipa vencedora.

A Cai Yiwei juntaram-se Élio Fernandes, Tomás Baptista, Gonçalo Roque e António Bernardes, todos com especializações nas áreas de estruturas aeronáuticas, gestão de produção e projeto de máquinas, domínios da engenharia aprendidos na faculdade que “em muito serviram para a consolidação deste desafio”.

Na competição, os estudantes foram confrontados com cinco tomadas de decisão sobre o futuro da sua empresa, que passou por uma startup “que é mais fácil de expandir, já que é nova no mercado. Uma empresa mais madura é mais complexa de gerir”, comenta Cai Yiwei.

Organizada pela SDG Consulting Portugal e do jornal Expresso, a final da edição nacional do WorldGMC 2022 juntou na sede da Accenture Portugal, em Lisboa, oito equipas de estudantes universitários de todo o país, de cursos ligados às áreas da engenharia, matemática, economia, gestão e recursos humanos.

Garantido o triunfo entre portas, os estudantes da FEUP aponta agora à final internacional da competição, agendada para setembro, em Luanda, e onde vão ter a oportunidade de representar Portugal e provar o que vale a gestão portuguesa, frente a equipas oriundas de mais de 30 países.