O FEP Finance Club, clube de finanças e investimento da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), vai promover nas tardes dos dias 13 e 14 de maio o “Financial Markets 101: A beginner’s guide to investing”, um evento online direcionado a qualquer estudante motivado e interessado em temas relacionados com os mercados financeiros e investimentos.

“A motivação para este evento surge da desinformação que tem circulado ultimamente relativamente a esta temática e que tem, inclusive, motivado o aparecimento de muitos “cursos” de investimento ou “esquemas” desonestos que induzem muitas pessoas em erro. Perante este cenário, como estudantes da Faculdade de Economia e membros de um clube de finanças e investimentos, encontramo-nos numa posição privilegiada para fazer a diferença”, destaca Nuno Loureiro, estudante do Mestrado em Finanças da FEP e atual Presidente Externo do FEP Finance Club.

O evento está dividido em cinco sessões complementares e uma palestra final e tem como objetivo a formação dos participantes no que toca aos princípios básicos de investimento, incluindo uma série de conceitos ligados aos mercados financeiros.

Todas as sessões, à exceção da introdutória, serão conduzidas por profissionais experienciados na área, que trabalham, inclusive, em alguns dos maiores bancos de investimento presentes no país.

Franklin Silva, Cofundador da Investing in the Web, Francisco Moreira, Senior Banker do BNP Paribas, Francisco Monteiro, Multi-Asset Account Manager no BIG, João Fontes, Senior Investment Manager na Casa de Investimentos,  Pedro Baldaia, LBV Asset Management e Fausto Amaral, Citywire, são alguns dos convidados que irão falar de temas como “O papel de um Banco de Investimento”, “Criação de uma Carteira de Investimento” e “O Estado da Gestão de Ativos em Portugal”, entre outros.

“O nosso objetivo é informar e educar os participantes para, se alguma vez contemplarem investir o seu dinheiro ou lhes for apresentado algo com esse propósito, consigam tomar uma decisão consciente. A literacia financeira é muito pouco desenvolvida em Portugal, e a maioria das pessoas apenas considera depositar o dinheiro no banco ou colocá-lo em certificados de aforro, quando na verdade há muitas outras opções que, dependendo dos objetivos das pessoas, podem fazer mais sentido”, acrescenta Nuno Loureiro.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

No Poupar Está o Ganho

O tema da literacia financeira não é algo novo para os estudantes da FEP. Além de, internamente, se dedicarem ao estudo dos mercados financeiros e de temas relacionados com finanças, ao longo dos últimos anos, o FEP Finance Club, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolve o projeto “No Poupar Está o Ganho”.

Esta iniciativa, define, entre outros, o objetivo de “promover a educação financeira das crianças e jovens, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”.

FEP Finance Club

O FEP Finance Club, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolve o projeto “No Poupar Está o Ganho”.

Só no ano letivo 2020/2021, este projeto alcançou mais de 400 turmas e 8.000 alunos, desde o ensino básico ao secundário.

“O tema da literacia financeira carece de muito desenvolvimento em Portugal e com este evento procuramos expandir o nosso impacto de modo a alcançar estudantes que, se já não o fizeram, se preparam para gerir as suas finanças e, quem sabe, investir”, conclui o Presidente Externo do FEP Finance Club.

FEP Finance Club

No ano letivo 2020/2021, o projeto “No Poupar Está o Ganho” alcançou mais de 400 turmas e 8.000 alunos, desde o ensino básico ao secundário.

Sobre o FEP Finance Club

Fundado em 2012, o FEP Finance Club é o clube de finanças e investimento da Faculdade de Economia da U.Porto. A sua missão: treinar os membros e a comunidade em capacidades técnicas e não técnicas requeridas por profissões em Finanças e Consultoria, ao mesmo tempo que providenciam oportunidades únicas aos estudantes para aplicar o que aprendem nas aulas e promovem a literacia financeira da comunidade em que se inserem.