Iniciativa visou proporcionar aos estudantes a experiência da organização de uma competição de atletismo na escola e integrar os estudantes mais novos

Decorreu no passado dia 5 de Junho, nas instalações exteriores da Faculdade de Desporto Universidade do Porto (FADEUP), a edição de 2019 do Evento Culminante, um evento criado na década de 80 pelo Gabinete de Atletismo – sob a designação Meeting de Atletismo e que já conquistou o seu lugar no calendário anual da faculdade.

Mantendo os objetivos de sempre – proporcionar aos estudantes a experiência da organização de uma competição de atletismo na escola e integrar os estudantes mais novos – a edição deste ano contou com a participação de cerca de 200 estudantes, entre Mestrado de Ensino e 1.º ano do 1.º ciclo em Ciências do Desporto.

O Lançamento do peso, os 60 metros de velocidade, o salto em comprimento e a estafeta 4×50 metros, todas em masculino e feminino, foram as competições individuais disputadas pelos estudantes (ver resultados).

No pódio por equipas, com pontos acumulados pelas classificações obtidas por alunos das turmas em cada uma das provas individuais, a grande vencedora foi a turma B de Licenciatura com 50 pontos, seguida da turma F de Licenciatura com 45 pontos e, no lugar mais baixo do pódio, a turma B de Mestrado com 43 pontos.

Na segunda parte do Evento Culminante 2019, o atletismo deu lugar à dança, onde três turmas de Didática da Dança, da Professora Lurdes Ávila, disputaram o troféu. Perante um júri composto pela Professora Teresa Lacerda, pelo Professor Rui Garganta e pela estudante de 2º ciclo Ana Paula Oliveira, a turma C foi a grande vencedora, seguida das turmas A e B.

Destaque ainda para a atribuição do Prémio Festividade à turma C de Mestrado e do Prémio Fair-Play à turma A de Mestrado, entregues pela docente Paula Queirós.

O Evento Culminante, que tem como principal responsável o docente Ramiro Rolim, com apoio dos professores Filipe Conceição e Pedro Guimarães, estará de volta em 2020.