Inteligência artificial, exploração espacial e manipulação genética: são alguns dos temas que vão estar em debate, no próximo dia 17 de abril, no Debate It, uma competição/encontro organizada pela organização europeia de estudantes BEST Porto e especialmente direcionada a estudantes das Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto .

A decorrer em formato inteiramente virtual, o Debate It pretende “fomentar a discussão de ideias e opiniões” relacionadas com temáticas atuais das áreas da ciência, engenharia e tecnologia, contribuindo simultaneamente para “o domínio do poder de argumentação e da arte de falar em público”, essencial nos percursos profissional e académico, como explica Martim Magano, estudante de Engenharia Civil na FEUP e responsável pelo evento.

Incluindo três rondas de debates, onde cada equipa (constituída por dois elementos) vai apresentar o seu ponto de vista e responder a questões, o encontro dá ainda oportunidade aos estudantes de desenvolverem a sua capacidade de trabalho em equipa, trocando deias e delineando estratégias de forma a atingirem um objetivo comum.

Para todos os que ainda não se sentem confortáveis com apresentações para um público mais amplo, a organização do evento vai proporcionar, da parte da manhã, duas formações de argumentação e ‘public speaking’. O objetivo é dotar os participantes de ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz e assertiva, ensinamentos esses a serem aplicados na competição de debates durante a tarde.

A avaliação da prestação de cada equipa ficará a cargo de elementos da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdD:UP), tendo os vencedores direito a um prémio pela sua excelência em argumentação concedido pela Speak and Lead.

As inscrições decorrem até ao dia 14 de abril.

Sobre o BEST Porto

O BEST – Board of European Students of Technology é uma associação de estudantes europeus voluntária, não governamental e sem fins lucrativos. Tem como objetivo proporcionar aos estudantes educação complementar, apoio à carreira, promover a internacionalização e o envolvimento educacional, através da promoção de serviços e atividades que aproximam estudantes, empresas e universidades.