Desde o início de julho que as grávidas que chegam à nova Unidade Materno Fetal do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, são surpreendidas por um “comité de boas-vindas” liderado por peixes coloridos, medusas, estrelas-do-mar, mergulhadores, polvos sorridentes, sereias e outros habitantes marinhos. Estes são apenas alguns dos seres que habitam o universo de sonho concebido por um grupo de estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) para aquela unidade de saúde. O objetivo? Despertar a imaginação das futuras mães – e filhos – e diminuir o impacto do ambiente hospitalar.

Tudo começou por um convite feito à FBAUP pela Unidade Saúde Local de Matosinhos, no âmbito da renovação da antiga Unidade de Grávidas do Hospital Pedro Hispano. Seguiu-se o desafio lançado pelos docentes Rui Vitorino Santos e Júlio Dolbeth aos finalistas da licenciatura em Design da Comunicação.

Mariana Sou foi um dos estudantes que aceitou o repto, juntamente com Lince Rebelo,  Margarida Ferreira, Cristina Neto, Mariana Seridónio e Francisco Ramos. “Sentimos um grande entusiasmo quando decidimos entrar neste projeto. Nunca tínhamos feito nada assim de tão grande envergadura e sentimos como uma oportunidade para mostrar o que fazemos”, conta ao Notícias U.Porto.

Mariana Sou, Ana Freitas e Francisco Ramos foram três dos estudantes que participaram no projeto. (Foto: DR)

Uma vez reunida a equipa, os trabalhos arrancaram no início de abril e incluíram várias visitas ao hospital “para avaliação das potencialidades do espaço”. Deste “mergulho” inaugural resultaram os primeiros esboços, a escolha de cores e a consolidação do conceito na mente dos jovens artistas. “Tomámos como inspiração o Mar de Matosinhos como fonte de vida, e todo o tipo de paisagens e imagética associada ao mar, desde as profundezas às praias, das criaturas marinhas aos mitos”.

A pintura das paredes propriamente dita decorreu entre o final de junho e início de julho, tendo abrangido todos os quartos e áreas comuns da nova ala do hospital. Para que nada falhasse no dia da inauguração, a equipa contou com a ajuda de outros colegas da área de Pintura, nomeadamente Ana Freitas, Helena Ruão, Ruben Roxo, Hugo Sá, Sandro Delgado, e Filipa Gonçalves. Mesmo assim, “na grande maioria dos dias ultrapassámos doze horas de trabalho por dia, chegando mesmo a trabalhar por turnos, dormindo no hospital”, recorda Mariana Sou.

Um esforço que, nas palavras da agora recém-diplomada da FBAUP, valeu a pena: “Foi um prazer realizar um projeto desta escala, neste contexto, com o propósito de transportar as grávidas para dentro um universo sereno e divertido. Diria que foi uma experiência muito gratificante, especialmente tendo em conta o impacto a longo prazo que terá nas memórias das mães internadas, e no dia-a-dia da equipa médica que circula no espaço”.

Para já, o feedback não podia ser mais positivo. “Sentimos muito o entusiasmo por parte dos enfermeiros e administração ao verem a sua ala embelezada. Ainda não ouvimos muito de mamãs recentemente internadas, mas diríamos que, pelos comentários nas redes sociais, tem sido um sucesso!”.