A cerimónia de atribuição dos Prémios decorreu a 21 de Maio de 2016, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. (c) DR

A cerimónia de atribuição dos Prémios decorreu a 21 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. (Fotos: DR)

Francisco Ascensão, da Faculdade de Arquitectura (FAUP), e Analice Campos, da Faculdade de Belas Artes da Universidade (FBAUP), são os vencedores da edição 2016 dos Prémios Viana de Lima, atribuídos pela Câmara Municipal de Esposende aos dois melhores estudantes das duas escolas de artes da Universidade do Porto no ano letivo 2014/2015.

Analice Campos, finalista do 2.º Ciclo de Estudos de Pintura, foi distinguida com o Prémio de Pintura “Alexandre Viana de Lima”. Já Francisco Ascensão, Finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura, recebeu o Prémio de Arquitetura “Sílvia Viana de Lima”. De acordo com o regulamento dos prémios, os premiados entregaram ao Município uma obra/trabalho da sua autoria que irão integrar e valorizar o Fundo Viana de Lima.

Francisco Ascensão,, FAUP, Prémios Viana de Lima 2016

Francisco Ascensão é finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura da FAUP.

A sessão de atribuição dos Prémios decorreu no passado dia 21 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Na ocasião, o Diretor da FAUP, Carlos Guimarães, salientou a importância dos Prémios Viana de Lima e felicitou o Município pela forma como assumiu esta “herança”, manifestando total disponibilidade da instituição que representa, “para manter vivos estes prémios e deles fazer exemplo e pretexto para debates alargados sobre a construção do nosso meio físico”.

A sessão contou também com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, do Professor da FBAUP em representação do Diretor, Paulo Luís Almeida, e com a Presidente da Fundação DOCOMOMO Internacional, Ana Tostões.

Analice Campos, FBAUP, Prémios Viana de Lima 2016

Analice Campos é finalista do 2.º Ciclo de Estudos de Pintura da FBAUP.

No valor de 2 mil euros, os Prémios Viana de Lima resultam do acordo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do arquiteto Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, comprometendo-se a distinguir, anualmente e durante 30 anos (totalizando um valor de 120 mil euros.), com um prémio pecuniário individual de 2000 euros, os dois melhores estudantes  dos cursos de Arquitetura e de Belas-Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal.

A “Casa das Marinhas” era propriedade de Viana de Lima que a deixou por herança à Universidade do Porto. No seu testamento, Viana de Lima, escreveu que queria que aquela casa fosse vendida e que o produto de venda fosse convertido em dois prémios para homenagear os filhos, um deles estudante de pintura e o outro de arquitetura.

A ” Casa das Marinhas” é uma herança do arquiteto Viana de Lima à Universidade do Porto (DR)

A ” Casa das Marinhas” é uma herança do arquiteto Viana de Lima à Universidade do Porto (DR)

Atualmente, a “Casa das Marinhas” funciona como Casa-Museu, em resultado das obras (pintura e cobertura e na requalificação do jardim) promovidas pela Câmara de Esposende. O imóvel pode receber visitas e é especialmente procurado por escolas de arquitetura nacionais e estrangeiras, estando classificado como Monumento de Interesse Público.

Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do Arquitecto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.