Participantes do concurso tiveram que elaborar um ensaio inédito sobre o futuro da democracia em Portugal e na Europa. (Foto: SDdUP)

O projeto conjunto de João Pedro de Araújo Ferraz e Emídio Gil Valente Maia, estudantes do 2º ano de Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, foi um dos vencedores  do concurso 25 de abril: O futuro da democracia em Portugal e na europa. Os representantes do grupos galardoados irão até Bruxelas para assistir às atividades do Parlamento Europeu e conhecer os novos eurodeputados.

O desafio, dirigido a jovens entre os 14 e os 26 anos que frequentem o ensino secundário ou superior em Portugal, consistia em elaborar um ensaio inédito sobre o futuro da democracia a nível português e europeu.

Para os estudantes da FDUP, o principal objetivo da formulação do ensaio “prendeu-se com a ideia de que, numa atitude de cidadania, devemos ter, ou contemplar, uma ideia de futuro que permita contornar os obstáculos que a recente conjuntura politica, social, cultural e económica nos colocou”. João Ferraz e Emidío Maia sublinham, ainda, que “o que pretendemos mostrar é que que o futuro da democracia, tanto em Portugal como na Europa, deve ser olhado com precaução, devido ao risco de, por a termos como garantida, ela poder desaparecer”.

A par da visita de três dias a Bruxelas, que acontecerá no final do ano de 2014, após a tomada de posse do novo Parlamento, os vencedores estarão presentes em quatro conferências em universidades e politécnicos distintos para apresentação do trabalho e debate junto dos estudantes.

No dia 28 de abril, os vencedores do prémio estarão presentes no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto para uma conferência sobre o seu trabalho. Ramalho Eanes, antigo Presidente da República e padrinho deste projeto vencedor, José Marques do Santos, Reitor da U.Porto e um representante do Parlamento Europeu são os convidados do evento que tem início marcado para as 15 horas.

Ainda sobre a temática do concurso, a RTP e a Antena 1, os órgãos promotores do evento, vão realizar cinco reportagens a transmitir posteriormente.

Além de João Ferraz e Emídio Maia, também uma estudante da Universidade de Coimbra e dois estudantes do ensino secundário foram premiados pelos seus projetos.

Importa referir que um dos estudantes da FDUP galardoados, João Ferraz, foi um dos vencedores dos Prémios Incentivo 2014, entregues no Dia da Universidade aos melhores estudantes do primeiros ano da U.Porto no ano letivo 2012/2013.