Estudantes da U.Porto vão hoje a votos

Os estudantes elegem os seus representantes no Conselho Geral da U.Porto. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

Realiza-se esta segunda-feiradia 23 de abril, a eleição dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto. Das 10h00 às 20h00, os cerca de 30 mil estudantes da U.Porto vão ser chamados a eleger as quatro pessoas que os representarão num dos órgãos máximos de governação da Universidade durante os próximo dois anos.

Quase dois meses após o início do processo eleitoral, são três as listas de candidatos (cada uma composta por quatro elementos efetivos e quatro suplentes) que se apresentam agora ao escrutínio dos estudantes da U.Porto.

Lista A é constituída pelos candidatos efetivos Diogo Manuel Rebelo de Azevedo Seabra Pimenta (FEUP), Marcos André Alves Teixeira (FFUP), Susana Patrícia Fontanete Videira(FCUP) e João Pedro Fagundes Iliesco (FEP).

Lista B tem como candidatos efetivos Afonso Vieira Simões de Freitas e Sabença(FPCEUP), Ana Inês Moura Gomes (ICBAS), Diogo Alexandre Pinheiro de Oliveira Matos Rodrigues (FAUP) e João Pedro Almeida Freitas (FBAUP).

Lista C é formada pelos candidatos efetivos Inês Azevedo da Silva (FMUP), Andreia Alves Godinho de Sousa (ICBAS), Manuel António Monteiro da Cruz (FLUP) e Diogo António Costa Martins (FEUP).

E se os programas de cada lista (Lista A |  Lista B | Lista C) partilham preocupações em domínios como a ação social, o financiamento, a internacionalização, ou as questões ligadas ao ensino e à investigação, cada uma apresenta-se com ideias próprias para o futuro da U.Porto…

… e com visões distintas sobre o papel dos estudantes na Universidade:

Para os indecisos, eis o que distingue cada lista, nas palavras dos candidatos:

Como votar?

Os votantes devem depositar o seu voto num (e num só) elemento de uma das listas, sendo que o número total de votos de cada lista é a soma dos votos em cada um dos seus elementos.

A escolha dos representantes eleitos para o Conselho Geral será determinada pelo número de votos individuais de cada candidato e do número total de votos recolhido por cada lista. Após as eleições, os membros de cada lista são reordenados de acordo com o número de votos individuais que obtiveram e, depois desta reordenação, são eleitos quatro membros de entre todas as listas candidatas pelo método de Hondt, ou método da representação proporcional (instruções completas para votar encontram-se disponíveis aqui).

Todas as faculdades terão mesas de voto abertas (a localização exata pode ser consultada aqui) das 10h00 às 20h00 desta segunda-feira, dia 23 de abril.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, participado por representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade. Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Mais informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas aquie em www.facebook.com/eleicoesestudantesCG.