Os mais de 30 mil estudantes da U.Porto elegem os seus representantes no Conselho Geral para os próximos dois anos.

Na segunda-feira de 23 de abril, os mais de 30 mil estudantes da Universidade do Porto vão a votos para eleger os seus representantes no Conselho Geral, um dos mais importantes órgãos de governo da U.Porto.

Vinte e duas mesas de voto, distribuídas pelas 14 faculdades, estarão disponíveis entre as 10 e as 20 horas para que cada estudante possa determinar o seu eleito entre as três listas candidatas que se apresentaram neste ato eleitoral.

A Lista A é constituída pelos candidatos efetivos Diogo Manuel Rebelo de Azevedo Seabra Pimenta (FEUP), Marcos André Alves Teixeira (FFUP), Susana Patrícia Fontanete Videira (FCUP) e João Pedro Fagundes Iliesco (FEP).

A Lista B tem como candidatos efetivos Afonso Vieira Simões de Freitas e Sabença (FPCEUP), Ana Inês Moura Gomes (ICBAS), Diogo Alexandre Pinheiro de Oliveira Matos Rodrigues (FAUP) e João Pedro Almeida Freitas (FBAUP).

A Lista C é formada pelos candidatos efetivos Inês Azevedo da Silva (FMUP), Andreia Alves Godinho de Sousa (ICBAS), Manuel António Monteiro da Cruz (FLUP) e Diogo António Costa Martins (FEUP).

Cada eleitor deverá votar num único nome entre os candidatos efetivos inscritos no boletim de voto. A definição dos quatro estudantes eleitos para integrar o Conselho Geral é realizada pela aplicação da seguinte metodologia aos resultados finais apurados: a) cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos atribuídos a membros individuais da lista; b) cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição; c) dentro de cada lista, os membros serão reordenados por ordem decrescente do número de votos que obtiveram.

João Nunes, Francisco Sousa Vieira, Rita Ramalho, José Nunes (da esq. p/ dir.) são os atuais representantes dos estudantes no Conselho Geral.

Os eleitos irão tomar o lugar de Ana Rita Ramalho (FMUP), Francisco Vieira (FMUP), João Nunes (ICBAS) e José Nunes (FEUP), atuais representantes dos estudantes no Conselho Geral.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, participado por representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade. Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Mais informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas aqui e em www.facebook.com/eleicoesestudantesCG.