carloscosta_300x200

Carlos Costa, o novo Provedor dos Estudantes da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Carlos Costa é o novo Provedor dos Estudantes da Universidade do Porto. O Professor Emérito e antigo diretor da FEUP foi nomeado pelo Conselho Geral da U.Porto para substituir Fernando Nunes Ferreira, que exercia o cargo desde 2010.

O novo Provedor dos Estudantes iniciou o seu mandato de três anos no dia 14 de outubro de 2016, quando tomou posse do cargo perante os membros do Conselho Geral da U.Porto. É a este órgão que compete escolher e nomear o Provedor, depois de ouvidas as associações de estudantes da Universidade.

Carlos Albino Veiga da Costa nasceu no Porto em 1948 e fez todo o seu percurso académico na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi aí que se licenciou em Engenharia Química (1971) e que desenvolveu toda a sua carreira de docente e investigador, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 1996.

Durante a sua carreira exerceu diversos cargos de gestão académica e científica, destacando-se a criação e coordenação do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, a direção do Departamento de Engenharia Química da FEUP e a direção da própria Faculdade de Engenharia ao longo de nove anos (2001-2010).

carloscosta_posse

O novo Provedor do Estudante tomou posse do cargo perante o presidente do Conselho Geral, Alfredo José de Sousa.

Em 2015, o Reitor da Universidade do Porto, por proposta do Departamento de Engenharia Química da FEUP, decidiu atribuir-lhe o título de Professor Emérito, em reconhecimento dos “altos serviços prestados à Universidade do Porto”.

Nesta sua nova tarefa, Carlos Costa terá como missão principal defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes da U.Porto, em situações de âmbito universitário, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial.

Ainda que ao Provedor não caiba o poder de decisão, é a este órgão que os estudantes podem – individual ou coletivamente – apresentar queixas relacionadas com a ação ou omissão dos órgãos, serviços e agentes da Universidade e das suas Unidades Orgânicas, bem como formular sugestões, nomeadamente sobre questões pedagógicas ou relativas à ação social.

Os estudantes podem contactar o Provedor do Estudante da U.Porto através do e-mail [email protected] ou através de reunião presencial, marcando para tal, uma visita no Calendário do Provedor de Estudante.