Os estudantes Andreia Fonseca (FCUP) , Carlos Alves (FEUP)Constança Martins (FBAUP) e Margarida Albuquerque (FMUP) são os quatro nomes escolhidos para representar os seus pares no Conselho Geral da Universidade do Porto durante os próximos dois anos.

A eleição decorreu no passado dia 28 de fevereiro e determinou aquele que serão os representantes do corpo estudantil para o biénio 2023-2025 naquele que é um dos mais importantes órgãos de decisão da Universidade.

O ato eleitoral contou com a participação de 2.315 votantes, tendo as três listas candidatas reunido 2.097 votos (aos quais se somam 54 brancos e 164 nulos). A Lista A foi a mais votada, reunindo um total de 1.453 votos, seguida da Lista C com 404, e da Lista B com 240.

Uma vez aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos de acordo com o número de votos individuais, os resultados provisórios do escrutínio – sujeitos ainda a certificação oficial – determinaram então a eleição de Margarida Albuquerque (com 755 votos), Andreia Fonseca (348) e Carlos Alves (176), pela Lista A, e de Constança Martins (239), pela Lista C.

Com fortes ligações ao associativismo – todos foram ou são presidentes das respetivas associações de estudantes -, os quatro estudantes eleitos terão agora a responsabilidade de render os atuais representantes da comunidade estudantil no Conselho Geral: Ana Gabriela Cabilhas (FCUP), José Araújo (FEUP), José Miguel Neves (FFUP) e Nuno Ferreira (FMUP).

A tomada de posse terá lugar na próxima reunião do Conselho Geral da U.Porto, agendada para o próximo dia 24 de março.

Sobre o Conselho Geral

Um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, o Conselho Geral integra representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade.

Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.