Os estudantes Carlos NascimentoIvo Tavares e Rita Santos, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), sagraram-se, este fim-de-semana, campeões de Portugal de Atletismo em pisca coberta ao vencerem as provas dos 60 metros e salto em comprimento masculinos e 4×400 metros femininos, respetivamente, da competição disputada em Pombal.

Neste regresso dos Campeonatos de Portugal de Atletismo em pista coberta, Carlos Nascimento revalidou o título que já lhe pertencia, ao terminar a final dos 60 metros em 6,75s. Por garantir ficou apenas a marca de qualificação para os mundiais de Atletismo em Pista Coberta que vão disputar-se em meados de março. Algo que o atleta do Sporting Clube de Portugal espera alcançar “já na próxima semana, no Meeting de Madrid, ou, em último caso, no próximo fim-de-semana, em Lisboa”.

Inscrito desde o ano letivo 2018/2019 na licenciatura em Ciências do Desporto da FADEUP, Carlos Nascimento junta assim mais uma vitória a um palmarés recheado de títulos e que inclui a recente participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

No “medalheiro” do estudante natural de Matosinhos cabem ainda os títulos nacionais de Atletismo ao ar livre e Atletismo em pista coberta, conquistados em 2019, em representação da U.Porto. No mesmo ano, representou Portugal e a Universidade nas Universíadas de Verão, em Nápoles, feito que lhe valeu uma homenagem durante a  XI Gala do Desporto da U.Porto.

Carlos Nascimento somou o seu quarto título nacional em pista coberta na prova dos 60 metros. (Foto: FPA)

Ivo Tavares sagrou-se, pela primeira vez, campeão de Portugal de salto em comprimento em pista coberta, depois de quatro segundos lugares em edições anteriores. Para chegar ao almejado título, o atleta do Sport Lisboa e Benfica teve que se impor aos colegas de equipa Gerson Baldé (7,44 metros), e Marcos Chuva (7,49 metros), respetivamente.

Grande referência do salto em comprimento português nos últimos anos, Ivo Tavares foi uma das figuras da seleção da U.Porto que conquistou recentemente o 13.º título nacional universitário consecutivo em Atletismo Pista Coberta. Um feito para o qual o estudante da FADEUP – é licenciado em Ciências do Desporto e frequenta atualmente o 1.º ano do Mestrado em Treino Desportivo (Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens) – contribuiu de forma decisiva, ao vencer as provas dos 60m e salto em comprimento.

Ivo Tavares sagrou-se pela primeira vez, campeão de Portugal de salto em comprimento em pista coberta. (Foto: FPA)

Quem também se destacou nas pistas de Pombal foi Rita Santos e a restante equipa de estafetas 4×400 do Grecas. A equipa de Vagos venceu a prova feminina com o tempo de 3m59,15s, seguida das estafetas do Eirense, com 4m00,05s, e da Trofa, com o tempo de 4m24,20s.

A frequentar o primeiro ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP, Rita Santos é um caso raro no desporto, ou não brilhasse nas pistas… e nos tabuleiros. Presença regular na campeoníssima equipa de Atletismo da U.Porto – com a qual venceu vários títulos nacionais  em pista coberta e ao ar livre -, a estudante natural de Aveiro conquistou medalhas nas últimas três edições – 2o18, 2019 e 2o21 – do Campeonato Nacional Universitário de Xadrez.

Em 2020, foi um dos estudantes escolhidos pare representar Portugal nCampeonato Mundial Universitário de Mind Sports, disputado em formato online.

Rita Santos (à dir. na foto) venceu a competição fazendo equipa com Joana Silva, Luísa Pereira e Vera Lima. (Foto: Grecas)