A cerimónia de entrega conta com a presença do Embaixador da Polónia em Portugal

Três estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) estão entre os premiados do concurso “Política Europeia de Vizinhança como oportunidade de cooperação duradoura entre a União Europeia e os seus vizinhos do Sul e do Oriente“, uma iniciativa promovida pela Embaixada da República da Polónia em Portugal, em colaboração com a U.Porto, no âmbito da Presidência Polaca do Conselho da União Europeia.

Destinado a todos os estudantes de instituição de ensino superior do Norte de Portugal, o desafio proposto pelo concurso passava pela construção de um ensaio até ao limite de quatro mil caracteres sobre o papel das políticas europeias de vizinhança na promoção da estabilidade e crescimento da Europa. Entre os ensaios distinguidos estão então os de Teresa Brito e Sofia Cabral, respetivamente, o segundo e terceiro lugar, e o ensaio de Susana Cardoso, que arrecada a menção honrosa.

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 10 horas do dia 26 de novembro, e terá lugar no Anfiteatro Nobre da FLUP (na Via Panorâmica). A sessão vai contar com a presença do Embaixador da República da Polónia, Bronisław Misztal, que vai aproveitar a oportunidade para contactar com a comunidade polaca residente na cidade do Porto assim como com os estudantes polacos que cumprem na U.Porto um período de estudos ao abrigo dos programas de mobilidade internacional.

Sobre o Embaixador da República da Polónia em Portugal

Bronisław Misztal é o Embaixador da República da Polónia em Portugal. Antigo Chefe do Gabinete Político do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Polónia (2007-2009), e conselheiro do Ministro, é também Embaixador Titular. É um académico ativo, com uma extensa carreira científica na Polónia, Estados Unidos, França, Bélgica e Itália. Foi Professor e Presidente do Departamento de Sociologia na Universidade Católica da América em Washington DC (1995-2011) e Decano da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade Vistula da Polónia (2011-2012). Fundador e antigo Presidente do Comité de Pesquisa 48 em Movimentos Sociais, Alterações Sociais e Ação Coletiva da Associação Sociológica Internacional (ISA).

É também consultor político, analista e comentador na área de políticas públicas, com mais de 100 ensaios, 6 livros e 80 artigos académicos publicados. Interessa-se por alterações sociais precipitadas e movimentos sociais.