Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Universidade do Porto está a organizar um debate sobre experimentação animal a decorrer no próximo dia 13 de fevereiro, segunda-feira, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

“A escolha deste tema foi pensada cuidadosamente, tendo em vista que é um assunto relevante e que desperta a curiosidade dos estudantes. Era importante ser uma temática que abordasse não só assuntos atuais e significativos, mas que também fomentasse o interesse dos estudantes em assistir ao debate”, descrevem os estudantes da FCUP e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

O objetivo passa assim por criar uma “atmosfera de aprendizagem” em torno do uso de animais na ciência, notam ainda os estudantes.

Com início marcado para as 17h00, no Auditório Ferreira da Silva, o debate contará com a participação de nomes sonantes na área, como Inês Sousa Real, presidente do PAN, Rui Nunes, Presidente e Fundador da Associação Portuguesa Bioética, ou Anna Olsson, pioneira da implementação do bem-estar animal em Portugal.

A estes juntar-se-ão ainda Isabel Lopes, membro do Comité Responsável pela Experimentação e Bem-Estar Animal do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Nuno Franco, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório e Ana Paula Martins, técnica superior da Divisão de Bem-estar Animal da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

A moderação ficará a cargo de Paula Ferreira, professora do ICBAS e membro da Comissão de Acompanhamento dos biotérios do mesmo Instituto..

A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia até ao dia 10 de fevereiro

Sobre a rubrica “Mito ou Realidade”

O “Mito ou Realidade” é um evento organizado pelo NEBQUP, criado em 2012 com o intuito de trazer a debate temáticas importantes e, por vezes, até polémicas no seio da comunidade científica.

Em edições anteriores foram abordados vários assuntos, desde alimentos transgénicos, genoma humano e open access. Esta tem sido uma das atividades com mais sucesso, permitindo aos estudantes alargar o seu conhecimento e debater assuntos relevantes vistos muitas vezes como “tabu” na ciência”.