Oferecer companhia e “entregar” sorrisos a quem deles mais precisar, por escrito ou através de vídeochamadas. Numa altura em que grande parte da população se encontra em isolamento social, foi com este objetivo que um grupo de estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) decidiu colocar-se À Distância de um Clique. O projeto, nascido no passado dia 16 de março, envolve já mais de 1200 membros online e disponibiliza um apoio individualizado a 15 utentes de várias idades.

Para além de manterem as pessoas informadas sobre o que se está a passar, os voluntários procuram passar uma mensagem de tranquilidade a quem vê as suas rotinas e hábitos alterados. Para isso, recorrem a um grupo no Facebook, espaço onde todos os envolvidos se mantêm em contacto e trocam sugestões de formas de passar o tempo.

Um dos principais propósitos da iniciativa passa por chegar aos idosos, o grupo mais afetado pelo isolamento. Dada a dificuldade em chegar a estas pessoas, os voluntários contam com a ajuda de famílias e amigos para identificar os casos mais sensíveis. Em estudo está também  a criação de uma linha telefónica de apoio, especialmente destinada a esta população.

Para garantir uma resposta mais eficaz, o projeto conta igualmente com a colaboração direta de vários médicos e docentes. A estes profissionais cabe esclarecer questões éticas e ajudar a identificar casos com necessidade de serem reencaminhados, de forma a ser dada a melhor resposta possível.

“Recebemos tanto quanto damos”

Com esta iniciativa, os estudantes envolvidos não procuram oferecer “aconselhamento psicológico nem qualquer tipo de psicoterapia” mas antes “um ouvido amigo. (…)  O nosso objetivo é dar apoio a quem necessitar e oferecer companhia a quem não a tiver”, assumem.

Ana Miranda é uma dessas vozes que estão agora À Distância de um Clique. “Tem sido uma experiência muito enriquecedora a vários níveis. Sinto que, nesta relação, recebemos tanto quanto damos. É realmente gratificante perceber que se pode ajudar a passar este momento apenas dando ouvidos ao que as pessoas têm para nos dizer. Ouvir era o suficiente e acaba por ser uma partilha bidirecional e que beneficia ambas as partes”, explica a futura psicóloga da FPCEUP.

Atualmente, o grupo de voluntários encontra-se completo, dada a quantidade de utentes a que prestam apoio. No entanto, os interessados são convidados a preencher o formulário de inscrição disponibilizado na página de facebook oficial da iniciativa.