Foi uma participação memorável para a comitiva portuguesa nos Europeus de Ginástica Acrobática que decorreram na cidade italiana de Pesaro. A ginasta e estudante Rita Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), subiu por três vezes ao pódio, enquanto as estudantes Francisca Maia e Bárbara Sequeira, respetivamente, da FMUP e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), alcançaram duas medalhas.

Para Rita Ferreira, que faz dupla com Ana Teixeira, a participação nos europeus tinha iniciado com uma medalha de ouro na final equilíbrio. Durante o fim de semana, a dupla portuguesa voltou a conquistar uma nova medalha de ouro, desta vez na disciplina all around, conseguindo uma pontuação de 84.440 pontos, e uma medalha de bronze na final dinâmico, somando 27.930 pontos por parte do júri.

A dupla constituída por Rita Ferreira (à direita) e Ana Teixeira foi uma das grandes protagonistas da competição. (Foto: FPG)

Já na categoria de grupo feminino, a representação da U.Porto foi “servida” em dose dupla, com a participação das estudantes Bárbara Sequeira e Francisca Maia, que conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze.

O trio formado com a também ginasta Francisca Sampaio Maia alcançou o segundo lugar do pódio na final equilíbrio, com um total de 28.790 pontos, e o terceiro lugar na final all around, somando 84.610 pontos.

Bárbara Sequeira, Francisca Sampaio Maia e Francisca Maia trouxeram para casa uma medalha de prata e uma de bronze. (Foto: FPG)

No encerramento do 30.º campeonato europeu de Ginástica Acrobática, a futura médica Francisca Maia foi ainda distinguida com o shooting star award, um galardão que destaca uma ginasta com uma “história excecional, que inspira a futura geração de ginastas e o público em geral”.

O percurso desportivo de sucesso da ginasta de 22 anos do Acro Clube da Maia reflete-se nas várias medalhas em campeonatos da europa e do mundo e em jogos europeus que já conquistou. Atualmente, a estudante da FMUP, integra uma equipa de investigação que estuda a prevenção de lesões na ginástica.

Recorde-se que Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Rita Ferreira foram três das seis estudantes homenageadas pela U.Porto no passado mês de julho, como reconhecimento pelas vitórias alcançadas nos Campeonatos Mundiais de Ginástica Acrobática, que decorreram em Genebra, na Suíça.