Estudantes da U.Porto vão apoiar os alunos das escolas da cidade com mais dificuldades

A Universidade do Porto está a recrutar estudantes que desejem participar como voluntários num projeto de combate ao Abandono escolar no ensino básico e secundário na cidade do Porto. A iniciativa enquadra-se em mais uma edição do Programa Porto de Futuro | Voluntariado Estudantil Tutorial, projeto que nasce da colaboração entre a Universidade do Porto e o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto.

Diminuir o abandono e insucesso escolar dos alunos do ensino básico e secundário através da intervenção dos estudantes/técnicos da maior universidade portuguesa é a grande meta de um projecto que regressa este ano aos Agrupamentos de Escolas de Augusto Pires de Lima, de Augusto Gil e do Infante D. Henrique, todas no Porto.  Pretende-se deste modo prosseguir o trabalho desenvolvido nos últimos anos por  dezenas de estudantes da U.Porto, esforço esse já distinguido pela instituição.

As tarefas a desenvolver pelos voluntários consistem no apoio às actividades escolares dos alunos, bem como a outras atividades formativas, desenvolvidas pelas escolas no sentido de  minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos e de facilitar a sua integração na instituição e na turma. Este trabalho será feito em articulação com os professores e técnicos dos Agrupamentos envolvidos e terá o acompanhamento de uma técnica da U.Porto.

Através da participação neste projeto pretende-se que os estudantes voluntários possam adquirir e desenvolver competências complementares à sua formação académica. A promoção do sentido de responsabilidade social, de contributo educativo e de colaboração em medidas promotoras do sucesso escolar e da inclusão social dos alunos são algumas das áreas a ser trabalhadas.

Segundo um estudo da Comissão de Voluntariado da U.Porto realizado em 2011, o número de estudantes voluntários ultrapassa atualmente os 1100, cerca de 3% do total de estudantes inscritos. “A ambição passa por engrossar estes números” em prol de “uma sociedade melhor e mais tolerante”, desafia a Comissão.

Os estudantes interessados devem preencher a respetiva ficha de inscrição, já disponível online . Para mais informações,  contactar a Comissão de Voluntariado da U.Porto através do e-mail [email protected] ou do telefone 22 040 8210.