Duas equipas de estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto (FCUP) vão representar Portugal e Espanha na fase final do EBEC (European BEST Engineering Competition) Challenge, que terá lugar no próximo mês de julho, em Zagreb, na Croácia.

A final ibérica, que decorreu entre os dias 13 e 16 de maio, na FEUP, pôs à prova o talento dos participantes em três categorias distintas: case study, team design e innovative design

Duarte Silva, João Reis e Miguel Almeida, do Mestrado em Engenharia Física, da FCUP e da FEUP, e Carolina Silva, do Mestrado em Física da FCUP, que já tinham vencido a ronda local da competição, sagraram-se vencedores nas categorias de “Team Design” e “Innovative Design”, nas quais competiram sete equipas de Portugal e de Espanha.

“Na prova de ‘Team Design’, tivemos de construir um rover de exploração de marte (que se deslocasse em terreno arenoso e rochoso; que transportasse itens como um ovo e uma lâmpada; e que resistisse a testes de queda e embate sem que os itens se partissem). Já na de ‘Innovative Design’, tivemos de idealizar uma solução que atuasse na monitorização, deteção e combate aos incêndios florestais”, revela Carolina Silva.

Na categoria de “Case Study“, a grande vencedora foi a equipa JuniBEST, composta por Rita Peixoto, Rosário Rocha, Francisca Osório e Carolina Matias, estudantes dos cursos de Engenharia e Gestão Industrial, Bioengenharia e Engenharia Informática da FEUP.

Rita Peixoto, Rosário Rocha, Francisca Osório e Carolina Matias venceram a competição de “Case Study”. (Foto: DR)

“No primeiro tema do caso de estudo, o cenário era uma Idade do Gelo iminente, o caso era a construção de um veículo (constantemente em movimento) que conseguisse hospedar uma sociedade funcional durante seis meses, sob condições climáticas adversas”, explica Francisca Osório.

“O tema do segundo caso de estudo eram os ciberataques. Uma universidade tinha sofrido um ciberataque e perdido todo o seu sistema de informação. Era então pedida uma solução para resolver esta situação e assegurar que não se voltasse a suceder”, acrescenta.

As duas equipas do U.Porto irão representar a Península Ibérica na final europeia do EBEC Challenge, que se realiza de 22 a 30 de julho, em Zagreb, na Croácia