Paulo Monteiro e Rita Santos, estudantes, respetivamente, da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto, fizeram parte da Seleção Nacional Universitária de Xadrez que representou Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Mind Sports, que decorreu este ano em formato online.

A equipa portuguesa, composta por seis estudantes atletas selecionados pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), terminou a competição com três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Uma prestação que valeu a conquista da 43ª posição, entre 78 equipas e um total de cerca de 400 estudantes-atletas envolvidos naquela que é maior competição universitária de xadrez do mundo.

Para Paulo Monteiro, estudante do 1.º ano da licenciatura em Física da FCUP, tratou-se da estreia absoluta nas competições universitárias e nos palcos internacionais. “Foi uma experiência interessante poder participar neste torneio mesmo tendo sido online, porque me permitiu competir num nível mundial”, explico.

Paulo Monteiro, estudante de 1.º ano da FCUP, estreou-se nas competições universitárias.

Rita Santos conta com várias participações nos Campeonatos Nacionais Universitários de Xadrez e Atletismo, em representação da U.Porto. No currículo da a estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciências do Desporto da FADEUP contam-se já dois títulos de vice-campeã nacional universitária de xadrez, um de campeã nacional de estafeta no Atletismo (2018/2019) e outro de vice-campeã de estafeta medley (2017/2018).

Em entrevista à FADU, a estudante-atleta destacou o elevado nível competitivo da competição, mas mostrou-se satisfeita com o resultado: “Acho que estivemos bem, apesar de não conseguirmos passar à próxima fase”, nota.

Devido à situação de pandemia da Covid-19, o Mundial Universitário de Xadrez foi disputado online, o que, segundo Rita Santos, acabou por condicionar a participação da equipa portuguesa. “Uma coisa é ter o torneio presencialmente e estarmos completamente focados. Outra é ter o torneio a meio de uma semana em que tínhamos trabalhos, aulas, treinos, tudo em simultâneo. Se o torneio tivesse sido presencial, com a presença de um treinador e com preparações de jogos talvez o resultado fosse diferente, mas acho que estivemos bem”, remata.

Henrique Paiva, Ricardo Santos e Tiago Fernandes (Universidade de Aveiro), e Hugo Ferreira (Instituto Politécnico de Tomar), completam a comitiva portuguesa.

O Mundial Universitário de Xadrez decorreu de 26 a 28 de outubro, numa prova organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) em conjunto com a organização local da cidade anfitriã Bydgoszcz na Polónia.