João Nunes, Francisco Vieira, Ana Rita Ramalho e José Nunes (da esq. p/ dir.) são os atuais representantes dos estudantes no Conselho Geral.

O desafio está lançado a todos os estudantes da U.Porto. “(Re)pensa a Universidade. Envolve-te.” é o mote da próxima eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral, que irá realizar-se a 23 de abril.

O objetivo é aumentar a participação da comunidade estudantil na seleção dos seus representantes num dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, responsável pela que cabe definição do desenvolvimento estratégico, bem como a orientação e a supervisão da instituição.

A oportunidade para participar na gestão da Universidade está aberta até 23 de março, dia em que encerra o período de submissão de listas candidatas à eleição.

As candidaturas devem ser apresentadas à Comissão Eleitoral em listas abertas integrando quatro elementos efetivos e quatro elementos suplentes, todos eles estudantes obrigatoriamente inscritos em qualquer ciclo de estudos da Universidade do Porto no corrente ano letivo.

A eleição é determinada pelo número de votos individuais de cada candidato e o número total de votos recolhido por cada lista. Após o apuramento de resultados, os membros de cada lista são reordenados de acordo com o número de votos individuais que obtiveram e, depois desta reordenação, são eleitos quatro membros de entre todas as listas candidatas pelo chamado método de Hondt, o método de aferição da representação proporcional.

Todas as informações sobre o processo de apresentação de candidaturas estarão disponíveis durante todo o período eleitoral em www.facebook.com/eleicoesestudantesCG.

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos para um mandato de dois anos, juntando-se aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao único representante dos funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas para completar o lote de 23 membros do Conselho Geral da U.Porto.

Recorde-se que, atualmente, os estudantes são representados no Conselho Geral por Ana Rita Ramalho (FMUP), Francisco Vieira (FMUP), João Nunes (ICBAS) e José Nunes (FEUP), escolhidos no último ato eleitoral, realizado a 11 de abril de 2016.