O IEEE Student Branch da Universidade do Porto, uma organização estudantil com atuação na área da tecnologia e com sede na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), organiza no próximo dia 11 de abril, segunda-feira, pelas 15h00, a sessão “Entrevista a Astronautas Portugueses”.

A decorrer em formato virtual, o evento dirige-se a todos os estudantes de engenharia e ciências, especialmente os com interesse pela área aeroespacial, juntando, numa entrevista, dois astronautas portugueses que integraram o programa PoSSUM (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere).

Rui Moura, piloto e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e Ana Pires, engenheira geotécnica e cientista-astronauta portuguesa, que vêm partilhar a sua experiência do processo de recrutamento e do ambiente ao longo do programa PoSSUM, que faz parte do projeto americano de Estudos Polares da Mesosfera, apoiado pela NASA.

A componente teórica deste projeto permite aos candidatos aprender mais acerca de temas como a física da atmosfera, teoria e fisiologia de voo espacial e mecânica celeste. Já na componente prática, os candidatos simulam completamente uma missão científica, com e sem fato espacial, a pilotagem do voo, a habituação às forças G e o reconhecimento de sintomas de hipóxia.

“Quisemos levar aos estudantes dois exemplos reais bem próximos de nós – dois engenheiros portugueses a trabalhar no Porto e ambos investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) – que estão a seguir este sonho de ir ao espaço. Esperamos que quem esteja presente consiga esclarecer as suas dúvidas, informar-se sobre os processos e oportunidades para se tornar astronauta e que dê mais um passo no seu percurso até ao espaço”, refere Inês Campos, estudante do Mestrado em Bioengenharia da FEUP e membro da organização.

A participação na sessão é livre, mas sujeita a inscrição prévia até 10 de abril, domingo.

Sobre Rui Moura e Ana Pires

Licenciado em engenharia geológica e doutorado em geofísica, Rui Moura é um piloto, investigador do INESC TEC e professor da FCUP que integrou o programa PoSSUM em 2016, apoiado pela NASA. Foi o primeiro português a concluir este curso de cientista-astronauta.

O seu gosto por fazer ciência num “ambiente tão exigente e adverso” como o espaço, também o levou a candidatar-se a astronauta na ESA, em 2021. Além disso, é mentor científico de uma experiência promovida pelo MIT Portugal que visa verificar como “as partículas minerais se agregam” em microgravidade.

Ana Pires é engenheira geotécnica, investigadora e cientista-astronauta portuguesa. É licenciada em Engenharia Geotécnica e Geoambiente pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e doutorada em Geociências, nas áreas de recursos geológicos e geomateriais, pela Universidade de Aveiro.

Em 2018, tornou-se a primeira mulher portuguesa a concluir o curso de cientista-astronauta do programa PoSSUM, apoiado pela NASA. Em 2019, tornou-se investigadora do INESC TEC, sendo o seu foco de estudo projetos de sustentabilidade marítima e mineração subaquática. Além disso, fez parte dos projetos EMSO-PT (apoiado pelo P2020 e FCT), INSite e MineHeritage.

Sobre o IEEE Student Branch da U.Porto

O IEEE Student Branch da U.Porto é composto por 130 estudantes da FEUP e da Faculdade de Ciências (FCUP), e constitui um dos grupos mais ativos em Portugal e uma das principais referências de desenvolvimento tecnológico na Universidade do Porto.

Com um foco na criação e organização de atividades que promovam o conhecimento técnico na comunidade estudantil, através da paixão pela tecnologia, o IEEE Student Branch da Universidade do Porto dinamiza regularmente palestras, workshops técnicos, conferências e simpósios.

A associação estudantil, que leva já 27 anos de existência, providencia ainda apoio aos membros do IEEE internacional, fortalecendo relações de cooperação, e auxilia o desenvolvimento de projetos que promovam o avanço tecnológico e que permitam ganhar experiência e capacidades de coordenação e comunicação a partir das competências multidisciplinares de todos os membros.