Estudantes da U.Porto entre os melhores do desporto universitário mundial

Depois dos títulos mundiais conquistados em 2014 e 2015, a seleçao nacional universitária de Andebol masculino ficou novamente às portas do pódio. (Foto FADU)

Doze estudantes atletas da Universidade do Porto foram escolhidos para representar Portugal nas seleções nacionais que participam, por estes dias, nos Campeonatos do Mundo Universitários de Andebol masculinoCanoagem e Futsal feminino e masculino.

Os primeiros a entrar em ação foram Afonso Lima (FADEUP), António Almeida (FEUP), Diogo Coelho (FEP), Francisco Leitão (ICBAS), João Pimentel (FEUP), José Rebelo (FMUP), Luís Carvalho (FEUP), Miguel Salgado (ICBAS) e Rúben Sousa (FADEUP), os nove estudantes da U.Porto que ajudaram a seleção portuguesa a alcançar um brilhante 4.º lugar no Mundial Universitário de Andebol, que decorreu de 31 de julho a 5 de agosto, em Rijeka (Croácia).

Depois de passarem a fase de grupos em 1.º lugar, com vitórias sobre o Egito e a Lituânia e um empate frente à Croácia, os campeões mundiais universitários de 2014 e 2015 cederam frente à Coreia do Sul na meia-final. Seguiu-se o jogo de atribuição da medalha de bronze, que acabaria por fugir após nova derrota (24-29), desta vez frente ao Japão.

O estudante da FEUP Adriano Conceição (3.º na foto a contar da direita) integra a seleção nacional universitária de Canoagem.

Já esta sexta-feira, 10 de agosto, arranca, em Szolnok, na Hungria, o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem. Entre a comitiva nacional destaca-se a presença de Adriano Conceição, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) que, este ano , também já representou a U.Porto no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Canoagem e nos Jogos Europeus Universitários (EUG Coimbra 2018).

Finalmente, Joana Moreira (FADEUP) e Sérgio Costa (FADEUP) integram a convocatória final da seleção nacional universitária de Futsal que vai disputar o Campeonato do Mundo Universitário da modalidade,de 19 a 26 agosto, em Almaty (Cazaquistão). De fora das escolhas do selecionador nacional Jorge Brás, acabou por ficar Inês Mota (ICBAS), que tinha integrado os estágios finais para a competição.

A U.Porto regista ainda mais uma participação nos Mundiais Universitários. O treinador da equipa de triatlo da U.Porto, Miguel Medeiros, será o treinador da seleção nacional universitária de Triatlo que irá disputar o Campeonato Mundial em Kalmar, Suécia, nos dias 1 e 2 de setembro.