Tudo começou quando as 20 organizações envolvidas identificaram problemas reais à Universidade do Porto. A resposta surgiu pela “voz” de 259 estudantes de vários cursos da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto, na forma de soluções inovadoras a nível tecnológico. Os projetos desenvolvidos no LGP Challenge, iniciativa realizada no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) da FEUP, serão apresentados já a 9 de junho, em formato online.

A partir da aplicação de métodos ágeis de desenvolvimento de software e de lean experimentation, as equipas de estudantes – incluindo 259 da FEUP e cinco da FBAUP – desenvolveram várias tecnologias. É o caso do AutoRocket, um simulador de navegação de foguetões, pensado para todos os níveis do ensino básico e secundário, em que os alunos podem programar e comandar um foguetão com capacidade de decisão autónoma, a pedido do Visionarium.

Nesta edição de 2021 foi ainda concebido um conjunto de módulos interativos para um futuro Hall Científico da Casa-Museu Abel Salazar, um dos espaços museológicos da U.Porto, e ainda o Quizzero para a zerozero.pt, que consiste numa aplicação WEB, iOS e Android capaz de criar um sistema de confronto em tempo real entre dois jogadores que respondem a perguntas sobre desporto.

Gil Gonçalves, atual coordenador do projeto e Professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, destaca que esta iniciativa é essencial para que “os estudantes compreendam que o espírito colaborativo, empreendedor e criativo são ingredientes fundamentais na inovação e no sucesso de qualquer projeto, constituindo a temática da edição deste ano da New European Bauhaus uma motivação adicional para criar produtos que acelerem a transição digital sustentável.”

“Ao envolver estudantes de várias esferas curriculares e de perfis distintos num trabalho colaborativo que instiga o pensamento crítico e criativo, o LGP Challenge assume-se como uma oportunidade ímpar para desenvolver competências nas áreas de gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com os clientes, marketing, comunicação e tantas outras valências que fazem dos nossos estudantes futuros profissionais com um perfil verdadeiramente diferenciado”, destaca por sua vez Raul Vidal, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia,

A sessão de apresentação de projetos tem data marcada para a próxima quarta-feira, dia 9 de junho, pelas 14h00, no canal de Youtube FEUPtv

A sessão contará com uma intervenção inicial de João Costa, Secretário de Estado da Educação, que falará sobre a importância da aprendizagem baseada em projetos e sobre a iniciativa New European Bauhaus, tema que serviu de inspiração à edição deste ano e que encoraja a comunidade europeia a imaginar e a construir colaborativamente um futuro sustentável e inclusivo.

Ao promover a experimentação e a conexão entre ciência, tecnologia, cultura e arte, este projeto colaborativo da U.Porto enquadra-se nos fundamentos da iniciativa europeia, criando soluções inovadoras que resultam de uma mentalidade criativa e interdisciplinar.