Atual bicampeão nacional universitário, Renato Pereira (ao centro) sagrou-se vice-campeão europeu universitário de Taekwondo. (Foto: CDUP-UP)

Os estudantes atletas da Universidade do Porto Renato Pereira e Joaquim Mendes conquistaram esta sexta-feira as medalhas de prata e de bronze, respetivamente, nos Campeonatos Europeus Universitários de Taekwondo e de Karaté, que decorrem em Zagreb, na Croácia.

O principal destaque vai para Renato Pereira, que se sagrou vice-campeão europeu universitário de Taekwondo, na categoria de -68kg. Atual bicampeão nacional universitário, o estudante do mestrado em Atividade Física e Saúde da Faculdade de Desporto (FADEUP) melhora desta forma o 5.º lugar obtido nos últimos Europeus, disputados em 2017, em Coimbra.

Antes de Renato Pereira, já Joaquim Mendes tinha conquistado a primeira medalha da U.Porto na edição deste ano da principal competição do desporto universitário a nível europeu. A competir na categoria de -67kg do Europeu Universitário de Karaté, o estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP) teve que superar quatro adversários provenientes da Turquia, Itália, Luxemburgo e Ucrânia. A única derrota surgiu no combate de acesso à medalha de ouro, frente a um estudante da casa.

Joaquim Mendes ao lado da treinadora, Inês Rodrigues. (Foto: CDUP-UP)

As medalhas conquistadas por Renato Pereira e Joaquim Mendes são, até agora, o grande destaque da participação dos estudantes da U.Porto nos Europeus Universitários de Karaté, Taekwondo, Judo e Kickboxing, todos eles disputados na capital croata.

Única representante no Judo, na categoria de -63kg, Joana Carvalho terminou a competição num honroso 9.º lugar. “Apesar de um sorteio muito difícil, perdeu com as atletas que acabaram  em 1.º e 3.º lugar. Ela esteve bem em ambos os combates, sobretudo no segundo”, destaca o treinador Pedro Pinheiro. Já para a estudante, “a experiência proporcionada pela U.Porto é de uma valia inestimável pois permitiu-me realizar combates de altíssimo nível!”.

Recorde-se que, nas últimas semanas, a U.Porto já tinha marcado presença nos Europeus Universitários de Andebol, Ténis de Mesa, Futsal, Voleibol de Praia e Xadrez.