Portugal brilhou a grande altura na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, ao conquistar quatro medalhas na competição que decorreu entre os dias 4 e 8 de março, na cidade da Maia. Entre os atletas nacionais – organizados em sete pares/grupos – que marcaram presença no Maia FIG World Cup, destacam-se seis estudantes da Universidade do Porto, todos eles vencedores das categorias em que competiram.

Atual bicampeã europeia em título, Rita Ferreira voltou a mostrar o porquê de ser uma das melhores ginastas da atualidade, Fazendo par com Ana Teixeira, a estudante da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) arrebatou a medalha de ouro com um total de 28.450 pontos arrecadados.

De ouro foi também a participação de Bárbara SequeiraFrancisca Maia, estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e da FMUP, respetivamente. Desta vez, o trio feminino – completo por Francisca Sampaio – impôs-se à concorrência com um desempenho de 28.720 pontos, conquistando assim o seu primeiro lugar numa Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.

A terceira medalha de ouro foi conquistada pelo quarteto masculino em que se incluem Henrique Piqueiro e Henrique Silva, ambos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Os campeões da Europa repetem assim o feito alcançado no último Europeu, graças a uma pontuação final de 29.970 pontos.

Nota ainda para Beatriz Carneiro, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) que, na sua estreia numa Taça do Mundo, subiu ao pódio – ao lado de Beatriz Costa e Carolina Dias – para receber a medalha de prata correspondente à competição de trios femininos. “O meu trio é novo, estamos a treinar juntas há cerca de cinco meses, e ter conseguido obter esta medalha de prata com tão pouco tempo de treino juntas é sinal de muito trabalho e dedicação, e uma motivação para continuar a treinar e querer chegar mais longe”, destaca Beatriz.

Uma modalidade com tradição na U.Porto

O feito dos seis estudantes da U.Porto – todos eles atletas do Acro Clube da Maia (ACMaia) – nesta Taça do Mundo de Ginástica Acrobática junta-se assim ao que já haviam protagonizado em novembro passado, quando conquistaram nove medalhas nos  Europeus de Ginástica Acrobática.

Recorde-se que, em 2016, as então estudantes da U.Porto Joana Patrocínio (FLUP) e Susana Pinto (FMDUP), em conjunto com Jéssica Correia, entraram para a história do desporto nacional com a vitória do Circuito das Taças do Mundo de Ginástica Acrobática, na categoria de Trios Femininos.