Uma equipa de estudantes da Faculdade de Engenharia  (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto conquistou o prémio “Best New Participating Team” na edição deste ano do Bosch Future Mobility Challenge, uma competição internacional de condução autónoma e conetividade promovida pela Bosch Roménia e dirigida a estudantes de licenciatura e mestrado.

Nas finais da competição, que decorreram na cidade de Cluj (Roménia) nos dias 14 e 15 de maio, a equipa “Beeplearning” – constituída por Marcelo Carvalho, Diogo Moutinho, Rafael Cristino e Francisca Silva, estudantes dos cursos de Engenharia Informática e Computação (FEUP) e de Bioengenharia (FEUP e ICBAS) – destacou-se assim como a melhor entre todas as equipas que participaram pela primeira vez no evento.

Para esta fase final, qualificaram-se oito equipas internacionais, selecionadas após uma série de qualificações intermédias iniciadas em novembro de 2021 e que juntaram 50 equipas de todo o mundo.

“A competição consiste em usar inteligência artificial para que pequenos carros consigam circular numa pista. Essa pista tem passadeiras, semáforos, cruzamentos, entre outros obstáculos. Além disso o carro precisa de conseguir estacionar e fazer outras manobras complicadas de forma autónoma, sem intervenção humana”, explica Ricardo Cruz, professor no Departamento de Engenharia Informática da FEUP e mentor dos estudantes no decorrer da competição.

O Projeto THEIA – Automated Perception Driving, desenvolvido entre a Bosch e a U.Porto, motivou a integração da equipa de estudantes na competição.

A participação da equipa da U.Porto foi motivada pelo projeto THEIA – Automated Perception Driving, uma parceria científica entre a Universidade do Porto e a Bosch.

Com um investimento superior a 28 milhões de euros a aplicar até 2023, o THEA visa o desenvolvimento de soluções para melhorar as capacidades sensoriais dos veículos autónomos. O projeto prevê a integração de cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais de 70 investigadores da FEUP e Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Jaime Cardoso, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, é o responsável pelo projeto na instituição, sendo Ricardo Cruz um dos membros integrantes do grupo de investigação.

O projeto ligado à mobilidade do futuro terá, por base, a aplicação de algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos sensores dos veículos – com especial foco nos sensores LIDAR – para construir uma perceção exata, robusta e segura da envolvente exterior.