Treinos têm ajudado a preparar os estudantes para competições de debate a nível nacional e internacional. (Fotos. SdDUP)

Começaram em setembro de 2012 e, desde então, já mobilizaram dezenas de estudantes da Universidade do Porto para o edifício da Reitoria, atraídos pela vontade em saber mais sobre os segredos da arte de debater. À segunda- feira, ao final da tarde (18h30), passa por aí o convite dos Treinos de Debate Parlamentar promovidos pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP).

Ponto prévio: O debate tem um novo significado na U.Porto desde a criação, em 2010, da SdDUP, organismo que, ente outras iniciativas, tem apoiado a participação de estudantes da Universidade em campeonatos de debates a nível nacional e internacional. Ora, é precisamente a pensar na preparação destes torneios – mas não só – que se destinam estes treinos gratuitos e abertos a toda a comunidade académica. “Não foram pensados para serem grandes eventos, mas para permitirem o trabalho em pequenos grupos, focalizado no desenvolvimento de competências relacionadas com o debate e o “public speaking” em geral”, começa por apresentar Tiago Laranjeiro, presidente da SddUP.

No “campo de treinos” da SddUP não faltam por isso atividades orientadas para a preparação intensiva dos debatedores da U.Porto.“Os treinos podem ser sobre conteúdos ou técnicos. Os de conteúdos visam a discussão de casos relacionados com temas que surgem recorrentemente nos debates (por exemplo temas morais, debates de valores, etc.); os técnicos visam estruturar de forma mais eficaz os discursos e o debate”, explica o responsável.

Meio ano após o arranque dos treinos, o sucesso do projeto é certificado por Tiago Laranjeiro com as boas prestações dos participantes nas principais competições de debate universitário. “Desde logo porque têm tido melhores resultados. Para além disso, temos notado uma melhoria clara na qualidade dos nossos debatedores, o que se refletiu, inclusive, no último Torneio Nacional de Debates”, competição que culminou com a vitória de dois estudantes da Faculdade de Economia.

Mas porque “comunicar é uma arte que pode e deve ser desenvolvida por todos”, não é preciso ser mestre no debate para participar nos treinos da SdDUP. “Temos tido uma boa adesão por parte de outras pessoas que simplesmente se interessam por melhorar estas capacidades”, realça Tiago Laranjeiro, ele que se sagrou recentemente campeão mundial de debate universitário em representação da U.Porto.

Os treinos de Debate Parlamentar inserem-se então no programa de atividades que a SdDUP leva a todos os polos da U.Porto (Asprela, Centro Histórico e Campo Alegre), como forma de promover o debate na comunidade académica. O calendário está disponível aqui.

Mais informações aqui ou através do endereço de e-mail [email protected].