Os estudantes mais velhos vão acompanhar os recém-chegados à Universidade do Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Já está em funcionamento na grande maioria das faculdades da Universidade do Porto e visa apoiar o processo de integração daqueles que  chegam agora ao Ensino Superior. O Programa Transversal de Mentoria Interpares junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais da U.Porto, para que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social.

O processo é tão simples quanto se espera eficaz. A partir da experiência já vivida, os mentores (estudantes mais velhos da U.Porto) ajudam os mais novos em todo o processo de integração, desde questões mais básicas – aulas, sebentas, locais para tirar fotocópias, cantinas, etc – até a outras que podem parecer mais difíceis para quem acaba de chegar. O objetivo é contribuir para que todos – mentores e mentorados – tenham uma melhor experiência no contexto académico, promovendo o convívio, a partilha e intercâmbio cultural.

Para Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora com o pelouro da Formação e organização académica e relações internacionais, o novo programa “pode fazer a diferença no modo como os novos estudantes – nacionais e internacionais – se adaptam dignamente à cultura académica da U.Porto”.

Para que nada falhe, o trabalho no terreno é “supervisionado por docentes e integralmente assegurado pelos estudantes mentores, permitindo aos novos estudantes (mentorados) contar com a disponibilidade e apoio dos estudantes mais velhos, gerando confiança e mútuo respeito, interajuda e sentido de pertença”.

Na verdade, o novo programa exponencia um trabalho que já vinha sendo feito, localmente, por algumas faculdades da U.Porto. “Quis que fosse uma iniciativa bottom-up, com o apoio das duas faculdades que já tinham programas próprios (FPCEUP e FEUP) e com envolvimento dos estudantes”, revela Maria de Lurdes Correia Fernandes.

O certo é que, uma vez lançado o desafio às faculdades, “a adesão foi imediata”. Tanto que, na sua edição inaugural, o projeto já se encontra disponível em 11 das 14 faculdades da U.Porto. A saber: Ciências (FCUP), Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Desporto (FADEUP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP), Letras (FLUP), Medicina Dentária (FMDUP), Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Como participar?

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é aberto a todos os estudantes nacionais e internacionais que ingressam, pela primeira vez, a U.Porto (“mentorados/as”) e os que, já estando a frequentar a Universidade – se disponibilizarem a acompanhar, voluntariamente, os colegas recém-chegados (“mentores”).

Todos os mentores passam por um processo de “formação”, com informações e dicas sobre como manter a relação, ou lidar com determinadas questões, de forma a garantir que o acompanhamento é feito devidamente.

Os interessados em participar  – enquanto mentores ou mentorados – devem contactar os responsáveis da sua faculdade.