Um grupo de estudantes das faculdades de Direito (FDUP) e de Economia (Economia) da Universidade do Porto esteve envolvido, durante os últimos meses, na realização de um conjunto de trabalhos pro bono para a Mundo a Sorrir, uma Organização Não Governamental (ONG) sediada no Porto e que desenvolve a sua missão de voluntariado na área da saúde, com populações em situação de carência socioeconómica.

Enquadrada no âmbito do projeto europeu BEESE, a iniciativa iniciou com o levantamento das necessidades identificadas pela Mundo a Sorrir. Estas incluíram o desenvolvimento dos estatutos jurídicos e da imagem institucional da organização.

Foi neste contexto que os oito estudantes de Direito da FDUP e de Gestão da FEP entraram em ação. O trabalho desenvolvido focou-se nos domínios do apoio jurídico e do marketing institucional, tendo contado ainda com a colaboração da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida.

O balanço feito pelas três partes é positivo. “Os estudantes tiveram um momento de formação inicial que lhes permitiu adquirir um conjunto de soft skills relevantes para o futuro (…) A ONG teve a possibilidade de ver a sua necessidade central satisfeita, sem incorrer em custos adicionais. Foi um resultado que superou as expectativas da generalidade dos participantes”, pode ler-se no relatório da atividade.

A Reitoria da U.Porto acolheu uma das reuniões do projeto. (Foto: DR)

Sobre o Projeto BEESE

Financiado pela Comissão Europeia, através da Ação-Chave 2 do Programa Erasmus+, o Projeto BEESE – Boosting Employability and Empowering Social Commitment through Pro Bono foi lançado em 2018 com o objetivo de dotar os estudantes universitários de competências profissionais e sociais, através da participação em atividades de voluntariado e programas pro-bono.

O projeto é coordenado pela Associação Húngara Önkéntes Központ Alapítvány e conta com a participação da U.Porto e de mais três universidades: a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), a University of National and World Economy (Bulgária) e a OBUDAI University (Hungria).. A estas juntam-se ainda quatro associações sem fins lucrativos: a Junior Consulting Sciences Po (ONG, França), a Work for Social (ONG, Espanha), a Pro Bono Lab (ONG, França) e a Time Heroes Foundation (ONG, Bulgária).