“Procuramos filmes feitos por estudantes portugueses que desafiem a norma, que explorem novas ideias e técnicas”. Foi esse o mote que, há cerca de um ano, inspirou Ricardo Silva e João Bruno – estudantes, respetivamente, do Mestrado em Gestão Comercial da Faculdade de Economia (FEP) e do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes da Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto – a conceber o Festival Horizontes, . E repete-se agora para a segunda edição, agendada para o próximo dia 28 de novembro.

“Este festival surge como uma oportunidade para que jovens estudantes portugueses possam divulgar as suas curtas, de forma gratuita, e ver o seu trabalho reconhecido”, apresentam os organizadores.

O Horizontes é aberto a todos os estudantes portugueses. Os filmes candidatos são de tema livre, não podem exceder 30 minutos e, caso sejam numa língua estrangeira, devem incluir legendas em português. Os concorrentes devem também ser responsáveis pelos direitos de autor de todo o material usado no filme.

A submissão dos trabalhos é gratuita e pode ser feita até 31 de outubro, através da plataforma FilmFreeway.

Devido à atual pandemia, a segunda edição do Horizontes vai decorrer em formato totalmente online, num link a divulgar brevemente na página do festival no Facebook.

Tiago Pereira, Ricardo Silva, João Pintor e João Bruno compõem a equipa organizadora do festival. (Foto: DR)

Prémios em jogo

No total, a segunda edição do Festival Horizontes vai distribuir três troféus pelos participantes. O destaque vai para o Prémio Horizontes, o grande prémio do festival, destinado ao “melhor filme cuja inovação o faça destacar entre todos”.

Será ainda atribuída uma Menção honrosa ao autor de “um filme que demonstre grande ambição e potencial”. Já o prémio Escolha do Público vai distinguir o filme que obtiver mais votos do público durante a exibição – em live stream – do festival.

Em 2019, o Prémio Horizontes foi atribuído à curta-metragem Ana Chronicle, realizada por Luís Ferraz, estudante da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Mónica Correia, estudante da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), conquistou uma Menção Honrosa, enquanto co-realizadora do filme Bruma.

Mais informações aqui.