Trabalhos premiados centram-se no estudo e tratamento da Doença Inflamatória Intestinal.

Quatro trabalhos assinados por estudantes de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foram distinguidos com as Bolsas de Investigação 2012 atribuídas pelo Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII).

Os estudos distinguidos são da autoria de Cândida Abreu, Cristiana Costa Pereira, Susana Lopes e Luís Guimarães e foram orientados por Fernando Magro, professor do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT) da FMUP.

No total, os jovens investigadores da FMUP arrecadaram 60 mil euros, que serão agora entregues à instituição pelos premiados com a finalidade de serem utilizados na investigação realizada pelo DFT.

O GEDII é uma associação científica constituída por profissionais de saúde ligados ao estudo e tratamento da Doença Inflamatória Intestinal, cujos objetivos centrais passam, por exemplo, por promover o conhecimento científico sobre esta patologia, colaborar com outras entidades científicas com interesse na área, participar em reuniões ou grupos de trabalho nacionais ou internacionais sobre o tema, elaborar normas de orientação clínica sobre a Doença Inflamatória Intestinal, etc.