Tiago Barbosa, João Pedro Campos e João Alves são os mentores da plataforma online Rumo (Foto:DR)

Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) subiu ao pódio da VI Competição Nacional do Start Up Programme, um programa de empreendedorismo que coloca os alunos do Ensino Superior a gerir uma mini-empresa. A de Tiago Barbosa, João Pedro Campos e João Alves intitula-se de Rumo – Patient’s Family Care, e valeu-lhes o 3.º lugar da competição.

Foram as várias dificuldades que surgem por parte dos doentes e seus familiares aquando do diagnóstico de uma doença difícil, como a desorientação, a imprevisibilidade do futuro ou o simples facto de não saberem a quem se dirigir para encontrar ajuda, que levaram os três estudantes do 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina na FMUP a criar uma plataforma online que permite o encontro fácil entre doentes, cuidadores e outros envolvidos.

A Rumo é, assim, uma espécie de rede social que integra todas as patologias de forma intuitiva: sempre que um utilizador acrescenta uma nova patologia de interesse, a plataforma apresenta-lhe os testemunhos mais relevantes sobre a mesma, eventos e grupos de apoio dedicados aquela patologia existentes na região, os profissionais de saúde especializados aos quais pode recorrer, notícias e novos avanços na terapêutica.

Será através da participação voluntária dos vários profissionais de saúde devidamente credenciados e trabalhando em colaboração com as associações de apoio aos doentes e seus familiares que a plataforma irá ser alimentada, encorajando sempre a “partilha de testemunhos e outra informação útil para a melhoria dos cuidados e da vida dos doentes”, referem os estudantes.

De momento, o objetivo é avançar com o desenvolvimento da plataforma, pelo que os mentores da Rumo procuram instituições públicas ou privadas vocacionadas para o apoio de projetos de âmbito social ou com interesse em terem a sua imagem associada a um projeto com estes valores e dimensão. Face ao reconhecimento no pódio da final nacional do Start Up Programme, os futuros médicos salientam a sua importância, pois “reforça a pertinência e sustentabilidade deste projeto”.

A final nacional da competição Start Up Programme, programa de Empreendedorismo Universitário organizado pela Junior Achievement Portugal com o apoio da Fundação Millennium BCP, decorreu no passado dia 5 de junho na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto.