Promovida pela associação de estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto, a iniciativa visa promover atividades solidárias junto da população local. (DR)

São 50 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e deixaram esta quarta-feira os corredores do Centro Hospitalar de São João rumo a Sesimbra, com o objetivo de promover atividades solidárias junto da população local.

Durante quatro dias, a iniciativa, promovida pela associação de estudantes da faculdade (AEFMUP), incluirá ações como rastreios, a dinamização de dois hospitais dos pequeninos — momento em que os estudantes de medicina procuram ajudar os mais pequenos a perder o medo de ir ao hospital —, atividades de envelhecimento ativo em lares e, ainda, sessões de sensibilização para cuidados a ter com a pele.

Nesta edição, os estudantes abrem o leque de atividades e, pela primeira vez, e dedicam uma sessão à população mais jovem. Nesse sentido, os futuros médicos vão promover aulas de educação sexual e a sensibilização noturna destinadas a adolescentes e jovens adultos de Sesimbra.

Recorde-se que, no passado, a AEFMUP tem desenvolvido várias atividades que visam “levar saúde a todos” e procurou dinamizar atividades junto de populações mais isoladas no interior do país que não têm acesso aos mesmos cuidados de saúde que quem vive nas grandes cidades. Além disso, para acabar com os medos sem fundamentos e educar para a importância da saúde, os futuros médicos criam várias edições do já referido Hospital dos Pequeninos — a última edição contou com mais de 1000 crianças com idades entre os 3 e os 7 anos de idade.

A inclusão tem sido outra das missões do grupo que, em parceria com a APPACDM Porto, os estudantes dedicaram um dia a “educar” pessoas com deficiência mental sobre como tratar da própria saúde.